As Possibilidades de Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos com TDAH
Resumo
O relato aqui proposto se situa no campo da inclusão e tem por finalidade discutir a perspectiva da Educação Inclusiva, com particular recorte nas especificidades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), este trata-se de um transtorno com causas genéticas, ambientais e biológicas, que geralmente se manifesta na infância. Entre as suas principais características estão a desatenção, impulsividade e a inquietude motora ou também conhecida como hiperatividade. Os sintomas serão melhor percebidos no momento em que a criança passar a frequentar a escola, por exigir mais das habilidades de atenção, concentração, raciocínio, interação, entre outras. Ancora-se na abordagem qualitativa adotando narrativas de si, de como lidar com essas crianças, partindo de novas metodologias para ajudar as famílias. Como forma de apoiar a criança nos desafios, ficou evidente a importância do trabalho em parceria com a escola, a família e a equipe multiprofissional.
Referências
BOSSA, N. A. A Psicologia no Brasil. Contribuições a partir da prática. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 131p.
Neuro Saber. Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH. Disponível em https://neurosaber.com.br/estrategias-pedagogicas-para-alunos-com-tdah/
______. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2.ed. Porto Alegre : Arte Médicas Sul, 2000. 23p
VERCELLI. Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico v.12 n°139-dez.2012. Disponível em: [link].