As Possibilidades de Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos com TDAH

  • Erica Nascimento Lopes SEEL-MT
  • Celestina Alves de Souza Neta SEEL-MT
  • Maria Pina de Souza Santana SEEL-MT
  • Teina Nascimento SEDUC / SEMED

Resumo


O relato aqui proposto se situa no campo da inclusão e tem por finalidade discutir a perspectiva da Educação Inclusiva, com particular recorte nas especificidades da criança com Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), este trata-se de um transtorno com causas genéticas, ambientais e biológicas, que geralmente se manifesta na infância. Entre as suas principais características estão a desatenção, impulsividade e a inquietude motora ou também conhecida como hiperatividade. Os sintomas serão melhor percebidos no momento em que a criança passar a frequentar a escola, por exigir mais das habilidades de atenção, concentração, raciocínio, interação, entre outras. Ancora-se na abordagem qualitativa adotando narrativas de si, de como lidar com essas crianças, partindo de novas metodologias para ajudar as famílias. Como forma de apoiar a criança nos desafios, ficou evidente a importância do trabalho em parceria com a escola, a família e a equipe multiprofissional.

Palavras-chave: Educação Inclusiva, TDAH Transtorno do Déficit de Atenção, Equipe multiprofissional

Referências

ANDRADE, C. R. M.; SILVA, W. A. P.; FILHO, J. F. B.; SILVEIRA, J. C. C. Transtorno de déficit de atenção e hiperatividade. In Revista de Medicina Minas Gerais. V.21, n°4:376, ISSN (on line) 2238-3182,Out/Dez de 2011. P.455-464

BOSSA, N. A. A Psicologia no Brasil. Contribuições a partir da prática. 2.ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. 131p.

Neuro Saber. Estratégias Pedagógicas para Alunos com TDAH. Disponível em https://neurosaber.com.br/estrategias-pedagogicas-para-alunos-com-tdah/

______. A Psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 2.ed. Porto Alegre : Arte Médicas Sul, 2000. 23p

VERCELLI. Ligia de Carvalho Abões. O trabalho do psicopedagogo institucional. Revista Espaço Acadêmico v.12 n°139-dez.2012. Disponível em: [link].
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
LOPES, Erica Nascimento; NETA, Celestina Alves de Souza; SANTANA, Maria Pina de Souza; NASCIMENTO, Teina. As Possibilidades de Desenvolvimento e Aprendizagem dos Alunos com TDAH. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 471-475.