A Educação Escolar na Sociedade Ikpeng: Uma construção no tempo da história e nas articulações etnopolíticas
Resumo
O presente artigo relata os resultados de uma pesquisa que trazem os significados da escola Ikpeng, faz um recorte sobre as lutas que antecederam a construção de uma escola que atendesse os interesses do povo Ikpeng. Também demonstra o desejo da escola Ikpeng sendo construída juntamente com a formação de professores em magistério Intercultural e no ensino superior. A pesquisa foi desenvolvida na CTL Pavuru, em meio à pandemia da COVID-19, onde ocorreram as entrevistas e coleta de dados acerca das referências citadas no trabalho, desenvolvidas entre os meses de agosto a novembro de 2020. Considera-se que a escola Ikpeng tem se construído como específica e diferenciada, a partir da vivência pedagógica que parte dos saberes do próprio povo, do respeito com a cultura e assume a escola como lugar estratégico e etnopolítico.
Referências
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
MATO GROSSO. Seduc desenvolve projeto de formação de professores indígenas para o magistério intercultural. In: SEFAZ-MT - SECON Notícias, 17 de maio de 2007. Disponível em: [link]. Acesso em 20/09/2021.
MELIÁ, Bartolomeu, Educação indígena na escola, Cadernos Cedes, ano XIX, nº 49, Dezembro/1999. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ccedes/v19n49/a02v1949.pdf. Acesso em: 12/08/2020
TAFFAREL, Korotowi. Ritual da tatuagem: educação ambiental e prática cultural entre os Ikpeng. Dissertação Mestrado, UNEMAT Cáceres Mato Grosso 2010. Disponível em: http://www.unemat.br/prppg/ppgca/teses/2010/07.pdf. Acesso em 10 de dezembro de 2020.
TROCARELLI Cristina Maria, Projeto Yrykum/Itaenyfuk:Urucum/Pedra Brilhante 11 anos de formação de professores indígenas do Território Indígena do Xingu. Livro não publicado.