Pesquisa com Kidoguru na Aldeia Meruri

  • Lauro Lopes Leandro Parikoe USP

Resumo


O presente relato de experiência retrata o contexto em que as aulas na Aldeia Meruri se sucederam, seu o desenvolvimento, e também com apontamentos de pontos positivos e negativos. Após reflexões foi se convergindo para uma educação mais característica boe, deixando de lado o apostilamento, que estava sendo um amontoado de material e conteúdo, se significância ao alunado. Concomitantemente, fomos trabalhar com o tema contextual kidoguru, significa resina, popular breuzinho. Este material é essencial a nossa cultura, e tem sua origem através do Bakaru, história sagrada, e tem multiuso material e espiritual. Para tal empreitada foi investida mais de uma ida a campo e pesquisa. Foi dado a aula com a narrativa do Bakaru, a pesquisa do kidoguru, e por fim um grupo de alunos puderam ver e marcar em sua memória corporal.
Palavras-chave: Kidoguru, Bakaru, Plano de aula, Contexto

Referências

Maria Pedrosa Urugureudo

Gérson Mário Enogureu

Ana Lúcia Rondon

Valmir Koenau

Roseli Maria

Leonida Maria Akiri Kurireudo

Mariel Mariscot Bento Kujiboekureu

Adriano Boro Makuda

ADUGOENAU, Félix Rondon. Saberes e fazeres autóctones Bororo: contribuições para a educação escolar intercultural indígena. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, MT, 2015.

GRANDO, Beleni Saléte. Corpo e educação: as relações interculturais nas práticas corporais Bororo em Meruri. 2004. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC, 2004.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PARIKOE, Lauro Lopes Leandro. Pesquisa com Kidoguru na Aldeia Meruri. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 481-486.