Por uma Pedagogia da Luta: considerações a partir do Museu do Vale do Arinos

  • Saulo Augusto de Moraes UNEMAT
  • Waldineia Antunes de Alcântara Ferreira UNEMAT

Resumo


Este trabalho é resultado parcial de pesquisa de mestrado realizada para o Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT). Consiste em relato de experiência substanciado na perspectiva de uma pedagogia da luta e na decolonialidade. Analisamos o Museu do Vale do Arinos, instituição da administração pública municipal de Juara-MT, enquanto resultado coletivo do curso de pedagogia da UNEMAT, campus do Vale do Arinos, e do Projeto de Pesquisa "Fronteira, Territorialidade e Cultura: O Vale do Arinos na Memória de seus Habitantes" e também buscamos demonstrar sua potencialidade na perspectiva indigenista e para isso apresentamos um pouco da gênese que antecipa a criação do mesmo, evidenciamos acervos arqueológicos, com intuito de demonstrar a existência de patrimônios histórico-culturais outros que antecedem à colonização regional, a partir de trabalhos de registro e resgate realizados pelo Museu do Vale do Arinos com a participação do Instituto de Educação, Cultura e Meio Ambiente do Vale do Arinos (ECUMAM) e da Universidade do Estado de Mato Grosso (UNEMAT), campus do Vale do Arinos.

Palavras-chave: Pedagogia, Povos Indígenas, Museu

Referências

DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 2. ed. rev. e ampl. — Campinas, SP: Autores Associados, 2001. (Coleção educação contemporânea).

FALCÃO, Jairo Luiz Fleck. Fronteira, Territorialidade e Cultura: História de Juara-MT na memória de seus habitantes. PRPPG/UNEMAT: Projeto de Pesquisa institucionalizado em 2015. In: [link], acesso em 20/01/2019.

FRONER, Yacy-Ara. Conservação preventiva e patrimônio arqueológico e etnográfico: Ética, Conceitos e Critérios. Rev. do Museu de Arqueologia e Etnologia, São Paulo, 5: 291-301, 1995. Disponível em [link] acesso em 13/09/2021.

MATO GROSSO, Juara. Câmara de Vereadores de Juara. Museu do Vale do Arinos. Disponível em [link]. acesso em 27/09/2021.

MORAES WICHERS, Camila Azevedo de. Museus e Antropofagia do Patrimônio Arqueológico: (Des) caminhos da prática brasileira. Tese apresentada ao programa de doutoramento da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias. Departamento de Museologia. Lisboa, 2010.

MUNDURUKU, Marcelo Manhuari. O Museu do Vale do Arinos para os povos indígenas do Vale do Arinos: uma análise a partir da perspectiva indígena Munduruku. Anais Vol. 14 (2019): Seminário de Educação do Vale do Arinos, Juara/MT, Brasil, 04-06 Setembro 2019, Coordenação do Curso de Pedagogia, Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT.

QUIJANO, Anibal. Colonialidade do poder, eurocentrismo e América Latina. En: Buenos Aires Lugar CLACSO, Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales Editorial/Editor 2005. Disponível: http://biblioteca.clacso.edu.ar/clacso/sur-sur/
Publicado
08/11/2021
MORAES, Saulo Augusto de; FERREIRA, Waldineia Antunes de Alcântara. Por uma Pedagogia da Luta: considerações a partir do Museu do Vale do Arinos. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 487-497.