Conhecimento Tradicional Haliti - Paresi: Encontros e Desencontros em Perídodo de Covid-19

  • Pedro Nazokemai UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira UNEMAT

Resumo


Este artigo traz uma reflexão da prática pedagógica com o conhecimento tradicional Haliti-Paresi, os desafios e as dificuldades iniciadas na continuidade das aulas, por causa da pandemia da Covid19. Existem formas de pensar diferente dentro da aldeia, mas a escola tem o objetivo de desenvolver um trabalho que fortaleça a cultura Haliti-Paresi, mesmo em tempos de pandemia. Nesse contexto, o esforço é manter de fato a cultura tradicional, a língua, lembrando que não só a comunidade tem responsabilidade nisso, mas também a escola tem um trabalho importante a fazer. Compreendo que através da escola podemos trabalhar e fortalecer os conhecimentos tradicionais do povo Haliti-Paresi e a política étnica.

Palavras-chave: Haliti Paresi, Educação Escolar Indígena, Covid 19

Referências

BRASIL. Constituição (1988). Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, DF: Senado Federal: Centro Gráfico, 1988.

BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.

NAZOKEMAI, Pedro & PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. ARQUITETURA INDÍGENA HATI: A casa Haliti Paresi In Revista de Comunicação Científica-RCC, Jan./Maio, Vol. I, n. 7, pgs. 73-79, 2021. ISSN 2525-670X.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NAZOKEMAI, Pedro; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. Conhecimento Tradicional Haliti - Paresi: Encontros e Desencontros em Perídodo de Covid-19. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 498-502.