Conhecimento Tradicional Haliti - Paresi: Encontros e Desencontros em Perídodo de Covid-19
Resumo
Este artigo traz uma reflexão da prática pedagógica com o conhecimento tradicional Haliti-Paresi, os desafios e as dificuldades iniciadas na continuidade das aulas, por causa da pandemia da Covid19. Existem formas de pensar diferente dentro da aldeia, mas a escola tem o objetivo de desenvolver um trabalho que fortaleça a cultura Haliti-Paresi, mesmo em tempos de pandemia. Nesse contexto, o esforço é manter de fato a cultura tradicional, a língua, lembrando que não só a comunidade tem responsabilidade nisso, mas também a escola tem um trabalho importante a fazer. Compreendo que através da escola podemos trabalhar e fortalecer os conhecimentos tradicionais do povo Haliti-Paresi e a política étnica.
Referências
BRASIL, Referencial Curricular Nacional para Escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 50. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2011.
NAZOKEMAI, Pedro & PEREIRA, Lisanil da Conceição Patrocínio. ARQUITETURA INDÍGENA HATI: A casa Haliti Paresi In Revista de Comunicação Científica-RCC, Jan./Maio, Vol. I, n. 7, pgs. 73-79, 2021. ISSN 2525-670X.