Prática Pedagógica em Aulas de Arte na Escola Indígena Estadual Tapi'itãwa do Povo Tapirapé

  • Koxawiri Tapirapé UNEMAT
  • Taroko Edmundo Tapirapé UNEMAT
  • Mônica Cidele da Cruz UNEMAT

Resumo


Este relato situa-se no contexto de uma prática pedagógica dedicada à arte de dois tipos de peneira do povo Apyãwa, nomeadas na língua materna como “yropema e tope”. O trabalho aconteceu no período de fevereiro a março de 2020, na escola Tapi’itawa, com o objetivo de promover uma reflexão junto aos educandos para fortalecer a forma de confecção da arte dessas peneiras com seus trançados, regras de usos e suas histórias. Para isso, convidamos um dos sábios, o senhor Taraxo’i, para conversar e compartilhar com os estudantes os conhecimentos sobre a arte de se confeccionar tais objetos. Neste estudo, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer um dos tipos de arte do seu próprio povo, aprenderem a forma de confecção da arte yropema e tope. Também aprenderam as regras de uso e as histórias de cada artefato.

Palavras-chave: Povo Apyãwa, Arte, Prática Pedagógica, Ensino e Aprendizagem

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para as escolas indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

FRANCO, M. A. R. S. Prática Pedagógica e Docência: um olhar a partir da epistemologia do conceito. Universidade Católica de Santos (UCS), Santos, São Paulo, Brasil. 2016.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática docente. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
TAPIRAPÉ, Koxawiri; TAPIRAPÉ, Taroko Edmundo; CRUZ, Mônica Cidele da. Prática Pedagógica em Aulas de Arte na Escola Indígena Estadual Tapi'itãwa do Povo Tapirapé. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 503-507.