Pesca Tradicional-Mascreação: Ciência Indígena e Práticas Pedagógicas

  • Edivaldo Lourival Mampuche UNEMAT
  • Waldinéia Antunes de Alcântara Ferreira UNEMAT

Resumo


Este artigo é resultado de uma reflexão sobre a mascreação, como conhecimento aprendido fora da escola e também como possibilidade da realização de práticas pedagógicas transdisciplinares dentro da Escola Municipal Indígena de Educação Básica Cravari, no município de Brasnorte-MT. Assim, apresento sobre a prática de pesca artesanal do povo Manoki, uma prática cultual que se insere como patrimônio material e imaterial desse povo. A metodologia da prática pedagógica faz uma abordagem da transdisciplinaridade. Também valoriza os aspectos culturais e os fazeres e saberes indígenas garantidos na Constituição de 1988, bem como, na educação escolar indígena específica e diferenciada.
Palavras-chave: Pesca artesanal, Manoki, Transdisciplinaridade, Educação Escolar Indígena

Referências

BRASIL. Referencial Curricular Nacional para escolas Indígenas. Brasília: MEC/SEF, 1998.

CARVALHO, Ricardo da Costa; GAMBARINI, Adriano. Opan (Operação Amazônia Nativa) Relatório das viagens de campo para realização de etnografia sobre técnicas indígenas de pesca tradicional no Alto Juruena, 2018.

COSTA, Claudete Francisco do Nascimento; JÚNIOR, Cleonildo Mota Gomes. Revista Travessia Maio/Agosto 2017; Saberes Docentes Indígenas: Um estudo das práticas pedagógicas em aulas de Ciências nas Escolas Kukuru, Pesqueira/PE.

KANUXI, Manoel. Liderança e Consultor Nativo Manoki, 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MAMPUCHE, Edivaldo Lourival; FERREIRA, Waldinéia Antunes de Alcântara. Pesca Tradicional-Mascreação: Ciência Indígena e Práticas Pedagógicas. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 508-512.