Políticas Públicas de Segurança Pública: Povos Indígenas no Curso Superior de Polícia da PMMT

  • Benedito Lauro da Silva COEDUC / UFMT

Resumo


A Covid 19, pandemia que assolou as pessoas no mundo todo, provocou a necessidade do cumprimento de protocolos rígidos de isolamento social para a proteção individual e coletiva das pessoas, inclusive com resquícios no modelo educacional brasileiro, que em algumas instituições educativas passou a ser oferecido de maneira não presencial. As instituições de ensino policial também tiveram que ser reorganizar e buscar novos caminhos para que as suas atividades acadêmicas fossem realizadas com responsabilidade e segurança. Este relato de experiência expõe sobre as experiências práticas ocorridas durante a disciplina de Políticas Públicas e Segurança Pública no Curso Superior de Polícia (CSP) da Polícia Militar do Estado de Mato Grosso (PMMT), ano de 2020, em que foram inseridos conteúdos da temática indígena nos assuntos de segurança pública. A presente pesquisa encontra-se revestida da abordagem qualitativa com metodologia de estudo de caso, utilizou-se como instrumentos de coleta de dados a análise de materiais digitais e documentais da APMCV.
Palavras-chave: Políticas Públicas, Segurança Pública, Povos Indígenas

Referências

BALESTRERI, Ricardo Brisolla. Direitos Humanos: coisa de polícia. Passo Fundo: CAPEC, 1998.

BARBUJANI, Guido. A invenção das raças. São Paulo: Contexto, 2007.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Organização do texto: Juarez de Oliveira. 4. ed. São Paulo: Saraiva, 1990.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos Editora S.A, 2016.

LARAIA, Roque de barros. Cultura: um conceito antropológico. Rio de Janeiro: Zahar, 2017.

LUCIANO, Gersem José dos Santos. O Índio Brasileiro: o que você precisa saber sobre os povos indígenas no Brasil de hoje. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade; LACED/Museu Nacional, 2006.

RAMOS CARVALHO, André de. Curso de Direitos Humanos. São Paulo: Editora Saraiva, 2017.

RIBEIRO, Darcy. O povo brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. 3. ed. 4. reimp. São Paulo: Companhia das Letras, 2013.

SILVA, Giovani José. Ensino de História Indígena. In: WITTMANN, Luisa Tombini. Ensino (d)e História Indígena. Belo Horizonte, Autêntica Editora, 2015.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Benedito Lauro da. Políticas Públicas de Segurança Pública: Povos Indígenas no Curso Superior de Polícia da PMMT. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 517-521.