Grupo de Mães e Pais de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual

  • Amailson Sandro de Barros UFMT

Resumo


Trata-se de um relato de experiência referente à realização de um grupo de mães e pais de crianças e adolescentes vítimas de violência sexual, organizado a partir dos aportes teórico-metodológicos da Psicologia Social Comunitária e da Educação Popular Freireana. O grupo foi sistematizado em dez encontros, realizados no período noturno, em uma sala de aula da Universidade Federal de Mato Grosso. Cada encontro teve duração de duas horas semanais. O grupo foi formado por seis participantes e dois mediadores. Os resultados indicam: o grupo como espaço de acolhimento e identificação, compreensão da violência e seus determinantes sociais, melhoria na convivência familiar, trocas de saberes e conhecimento, partilha de afetos entre os participantes, contribuindo para expressões de apoio entre as/os participantes. A realização do grupo mostrou-se viável como prática de cuidado e atividade psicoeducativa.
Palavras-chave: Relato de experiência, Grupo de mães e pais, Violência sexual contra crianças e adolescentes, Psicologia Social Comunitária

Referências

AFONSO, M. L. M. Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. In: AFONSO, M. L. M. (Org.). Oficinas em dinâmica de grupo: um método de intervenção psicossocial. São Paulo: Casa do Psicólogo, 2006. p. 09-64.

BARROS, A. S. de; FREITAS, M. F. Q. de. Grupo psicoeducacional com pais em situação de violência contra filhos: relato de experiência. Revista de Educação Popular, Uberlândia, v.15, n.2, p. 137-148, 2016.

BARROS, A. S. DE; MACHADO, V. M.; SILVA, E. A. DA. Intervenção em grupo com meninas adolescentes vítimas de violência sexual: da situação-limite ao inéditoviável. Revista de Educação Popular, v. 20, n. 1, p. 304-324, 2021.

MARTÍN-BARÓ, I. Acción y ideologia: Psicologia Social desde Centroamérica. 2.edição. San Salvador: UCA Editores,1990/2012.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BARROS, Amailson Sandro de. Grupo de Mães e Pais de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 527-531.