O Trabalho Pedagógico Possível na Atenção Primária: um Relato de Experiência

  • Camila Maria da Silva UFMT
  • Vinícius Costa Becker UFMT

Resumo


O presente trabalho pretende evidenciar o caráter pedagógico das unidades de Atenção Primária em relação à promoção de saúde mental, ao destacar a sua relação direta e territorial junto aos usuários, bem como o trabalho de mediação realizado pelas Agentes Comunitárias de Saúde (ACS) que facilita a ação pedagógica necessária ao processo de atenção e cuidado à saúde. Nesse sentido, buscou-se entender as possibilidades de atuação e as condições de trabalho das(os) profissionais do campo, através de uma roda de conversa em metodologia ativa que tinha como objetivo discutir a temática do suicídio e suas significações, de modo que pudesse oferecer orientações e fomentar reflexões à equipe.
Palavras-chave: Atenção Primária, Caráter pedagógico, Condições de trabalho

Referências

BORNSTEIN, Vera Joana; STOTZ, Eduardo Navarro. O trabalho dos agentes comunitários de saúde: entre a mediação convencedora e a transformadora. Trabalho, Educação e Saúde, v. 6, p. 457-480, 2008. Disponível em: [link].

CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa; DOMITTI, Ana Carla. Apoio matricial e equipe de referência: uma metodologia para gestão do trabalho interdisciplinar em saúde. Cadernos de saúde pública, v. 23, p. 399-407, 2007. Disponível em: [link].

FERREIRA, Geovana da Silva; FAJARDO, Ananyr Porto; MELLO, Eliana Dable de. Possibilidades de abordagem do tema do suicídio na Estratégia Saúde da Família. Physis: Revista de Saúde Coletiva, v. 29, p. e 290413, 2019. Disponível em: https://www.scielosp.org/article/physis/2019.v29n4/e290413/

FREIRE, Paulo; NOGUEIRA, Adriano. Que fazer: teoria prática em educação popular. 1989.

ZURBA, Magda do Canto. Contribuições da psicologia social para o psicólogo na saúde coletiva. Psicologia & Sociedade, v. 23, p. 5-11, 2011. Disponível em: https://www.scielo.br/j/psoc/a/d9P9s6KSnY7TJRWhpnx8YBx/abstract/?lang=pt
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Camila Maria da; BECKER, Vinícius Costa. O Trabalho Pedagógico Possível na Atenção Primária: um Relato de Experiência. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 532-536.