Arte Educação, Educação Ambiental e Comunicação Visual: Reflexões a partir do Projeto ESEC TAIM Comunica e Educa

  • Mariana da Rocha Silva FURG
  • Fabiane Pianowski FURG

Resumo


Na tentativa de refletir sobre se é possível desenvolvermos um trabalho nas redes sociais de forma consciente e que promova a experiência estética de forma positiva, foi elaborado o presente relato de experiência. O projeto de extensão ESEC TAIM: Comunica e Educa, iniciado em agosto de 2020, buscou promover um arte/educar ambiental, interdisciplinar e sensível através da criação e publicação de conteúdo de forma periódica nas redes sociais. Considerando questões relativas à comunicação visual, ao design pedagógico e ao contexto pandêmico em que nos encontramos, buscamos fortalecer a identidade visual da instituição, aproximando-a dos seus diversos públicos através do Instagram e Facebook. O crescimento das interações do público, número de seguidores e curtidas, nas redes sociais da ESEC Taim serviu como parâmetro de avaliação dos resultados do projeto. O trabalho conjunto entre universidade federal e outras instituições públicas, através de projetos de extensão interinstitucionais fortalece a formação dos graduandos, ao mesmo tempo em que devolve à sociedade parte dos seus investimentos.

Palavras-chave: ESEC Taim, Educação sensível, Comunicação visual

Referências

ARRUDA, Eduardo Chierrito de; CIBOTTO, Bruna Mayara de Lima; MILANI, Rute Grossi. Redes Sociais e Educação Ambiental, Novas Práticas e Velhos Desafios: Revisão Narrativa. In: Encontro Paranaense de Educação Ambiental, 16, 2017, Curitiba. Anais... Curitiba: UFPR, 2017, p. 1392-1394. Disponível em: [link]. Acesso em 19 de set. de 2021.

DUARTE JÚNIOR, João Francisco. O sentido dos sentidos: a educação (do) sensível. 2000. 233 p. Tese (doutorado) Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP.

FREIRE, Paulo. Extensão ou Educação? Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006.

MARTINS, Mirian Celeste. Mediações culturais e contaminações estéticas. Revista GEARTE, Porto Alegre, RS, v. 1, n. 3, dez. 2014. ISSN 2357-9854. Disponível em: <https://seer.ufrgs.br/gearte/article/view/52575>. Acesso em: 22 set. 2021.

TORREZAN, Cristina Alba Wildt. Design Pedagógico: um olhar na construção de materiais educacionais digitais. Revista Novas Tecnologias na Educação, ISSN 16791916, V. 7 Nº 3, 2009. Disponível em: [link]. Acessado em: 20 de set. de 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Mariana da Rocha; PIANOWSKI, Fabiane. Arte Educação, Educação Ambiental e Comunicação Visual: Reflexões a partir do Projeto ESEC TAIM Comunica e Educa. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 542-545.