O Despertar para a Importância da Gestão de Resíduos Sólidos enquanto Espaço Pedagógico em Decorrência de uma Aula de Campo no Lixão de Cuiabá-MT
Resumo
O uso desenfreado dos recursos naturais, o consumismo exagerado e a invisibilidade dos catadores de materiais reciclados foram temas abordados aqui, o interesse por essa temática surgiu após uma aula de campo no Lixão de Cuiabá-MT, onde verificou-se diversas irregularidades e fez refletir sobre como abordar tais assuntos em sala de aula. Entende-se que a educação ambiental é um instrumento de mudança que possibilita que as pessoas desenvolvam habilidades e atitudes que são responsáveis pela diminuição e até reversão da degradação. Conclui-se através do exposto que faz-se necessários trabalhar a educação ambiental conforme a LEI N° 9.795, de 27 de abril de 1999 de forma continua, pois ela é um direito de todos e apenas a conscientização e a sensibilização são capazes de diminuir problemas ambientais e auxiliar na proteção dos recursos naturais.
Referências
CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2008
HENARES, E. L. Educação ambiental e resíduos sólidos: a ação da cooperlix em Presidente Prudente - SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus Presidente Prudente/SP. Presidente Prudente, p. 148, 2006.
PENELUC, M. C. ; SILVA, S. A. H. . Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: análise física e das representações sociais. R. Faced, Salvador, n.14, p.135-165, jul./dez. 2008.
SILVA, R. F. S. ; VIEIRA, Alexandre Bergamin . Exclusão social: diálogo acerca dos catadores de recicláveis da AGECOLD. Dourados/MS. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, p. 22-40, 2016.