O Despertar para a Importância da Gestão de Resíduos Sólidos enquanto Espaço Pedagógico em Decorrência de uma Aula de Campo no Lixão de Cuiabá-MT

  • Thaynara de Almeida Novaes UFMT
  • Edenilce de Moraes Alves UFMT

Resumo


O uso desenfreado dos recursos naturais, o consumismo exagerado e a invisibilidade dos catadores de materiais reciclados foram temas abordados aqui, o interesse por essa temática surgiu após uma aula de campo no Lixão de Cuiabá-MT, onde verificou-se diversas irregularidades e fez refletir sobre como abordar tais assuntos em sala de aula. Entende-se que a educação ambiental é um instrumento de mudança que possibilita que as pessoas desenvolvam habilidades e atitudes que são responsáveis pela diminuição e até reversão da degradação. Conclui-se através do exposto que faz-se necessários trabalhar a educação ambiental conforme a LEI N° 9.795, de 27 de abril de 1999 de forma continua, pois ela é um direito de todos e apenas a conscientização e a sensibilização são capazes de diminuir problemas ambientais e auxiliar na proteção dos recursos naturais.

Palavras-chave: Educação ambiental, Resíduos sólidos, Sensibilização ambiental

Referências

BRASIL. Política Nacional de Educação Ambiental, Lei 9795. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Brasília, DF, 27 abr. 1999.

CARVALHO, I. C. M. Educação ambiental: a formação do sujeito ecológico. 4.ed. São Paulo: Cortez, 2008

HENARES, E. L. Educação ambiental e resíduos sólidos: a ação da cooperlix em Presidente Prudente - SP. Dissertação (Mestrado em Geografia) - Faculdade de Ciências e Tecnologia, Campus Presidente Prudente/SP. Presidente Prudente, p. 148, 2006.

PENELUC, M. C. ; SILVA, S. A. H. . Educação ambiental aplicada à gestão de resíduos sólidos: análise física e das representações sociais. R. Faced, Salvador, n.14, p.135-165, jul./dez. 2008.

SILVA, R. F. S. ; VIEIRA, Alexandre Bergamin . Exclusão social: diálogo acerca dos catadores de recicláveis da AGECOLD. Dourados/MS. Caderno Prudentino de Geografia, v. 1, p. 22-40, 2016.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
NOVAES, Thaynara de Almeida; ALVES, Edenilce de Moraes. O Despertar para a Importância da Gestão de Resíduos Sólidos enquanto Espaço Pedagógico em Decorrência de uma Aula de Campo no Lixão de Cuiabá-MT. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 551-555.