Uso das Plataformas Educacionais em Período Pandêmico

  • Isabela Ferreira Moreira da silva RPQ / UFMT
  • Tatiane Rodrigues de Paula RPQ / UFMT
  • Cláudia Joseph Nehme RPQ
  • Elane Chaveiro Soares RPQ

Resumo


As tecnologias digitais se encontram presentes na vida profissional e pessoal da sociedade a décadas. O período pandêmico intensificou o uso das plataformas digitais educacionais, em função do ensino remoto. O presente trabalho foi elaborado através do programa de Residência Pedagógica em Química da Universidade Federal de Mato Grosso, através de aulas ministradas para estudantes do terceiro ano do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Octayde Jorge da Silva. Utilizou-se ferramentas digitais buscando maior interação com os discentes. O desenvolvimento da aula remota foi realizado na plataforma google meet, com apresentação de slides, seguida da resolução de exercícios através da ferramenta Jamboard, que funciona como um quadro branco na nuvem, podendo ser compartilhado durante a aula com toda a turma. O conteúdo trabalhado foi funções nitrogenadas. Como resultado, observou-se que alguns alunos ainda apresentam dificuldades em manusear a ferramenta, apesar disso, a resposta foi positiva, muitos alunos interagiram durante a resolução dos exercícios, tornando o processo ensino aprendizado mais dinâmico.

Palavras-chave: Plataformas educacionais, Residência Pedagógica, Google Meet, Jamboard

Referências

LOPES, António Marcelino; GOMES, Maria João. AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM NO CONTEXTO DO ENSINO PRESENCIAL: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA. Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM), Braga- Portugal, p. 814-824, 2007. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2021.

MATTE, Ana Cristina Fricke. ANÁLISE SEMÂTICA DA SALA DE AULA NO TEMPO DA EAD. Revista Tecnologias na Educação, v. 1, 2009. Disponível em: [link]. Acesso em: Acesso em: 16 set. 2021.

SENHORAS, Elói Martins. ENSINO REMOTO E A PANDEMIA DE COVID-19. Editora IOLE. Boa Vista-RR:, 2021. 131 p. v. vol. 89. ISBN 978-65-993559-7-4. DOI http://doi.org/10.5281/zenodo.4448422. Disponível em: [link]. Acesso em: 16 set. 2021.

MONTEIRO, Renata Lúcia de Souza Gaúna, SANTOS, Dayane Silva. A UTILIZAÇÃO DA FERRAMENTA GOOGLE FORMS COMO INSTRUMENTO DE AVALIAÇÃO DO ENSINO NA ESCOLA SUPERIOR DE GUERRA. RECITE (Revista Carioca de Ciência, Tecnologia e Educação. Rio de Janeiro. 2019. p. 31 RECITE-PE. Disponível em: https://recite.unicarioca.edu.br/rccte/index.php/rccte/article/view/72/106. Acesso em 16/09/2021

SILVA, Cília Cardoso Rodrigues. O APRENDER E ENSINAR MATEMÁTICA EM TEMPOS DE COVID-19: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM O USO DO JAMBOARD E MEET NO ENSINO REMOTO. XXXVI PROF MAT (Encontro Nacional de Professores de matemática) e XXXI SIEM (Seminário de investigação e educação em matemática). Santarém-PA. 2021. p.4. Disponível em: [link]. Acesso em: 17/09/2021

TEIXEIRA, Daiara Antonia de Oliveira, NASCIMENTO, Francisleile Lima. ENSINO REMOTO: O USO DO GOOGLE MEET NA PANDEMIA DA COVID-19. Editora IOLES ISSN: 2675-1488 Ano III, vol. 7, n.19, Boa Vista- RR, 2021. Disponível em: https://revista.ioles.com.br/boca/index.php/revista/article/view/374/301. Acesso em: 17/09/2021
Publicado
08/11/2021
SILVA, Isabela Ferreira Moreira da; PAULA, Tatiane Rodrigues de; NEHME, Cláudia Joseph; SOARES, Elane Chaveiro. Uso das Plataformas Educacionais em Período Pandêmico. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 566-570.