Experiência Docente no Ensino de Física em Tempos de Pandemia da Covid-19

  • Neide Lopes da Silva Filipus UFMT
  • Roseli Adriana Blümke Feistel UFMT

Resumo


O presente trabalho busca apresentar um breve relato acerca da experiência docente no Ensino de Física em tempos de pandemia da Coronavirus Disease 2019 (COVID-19). São muitos desafios frente à perspectiva do ensino online, visto que nem os professores e nem os alunos estavam preparados para vivenciar esse momento. Com o fechamento das escolas e a incerteza do momento de retorno das aulas houve a necessidade do uso das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) como ferramenta pedagógica. Tal alternativa contribuiu para amenizar os impactos negativos no contexto educacional causado pela ausência das aulas presenciais em face ao distanciamento social estabelecido como norma de prevenção à pandemia da COVID-19. Pode-se afirmar que, mesmo diante de muitas dificuldades, a pandemia da COVID-19 trouxe a tona possibilidades de repensar a prática docente e mudanças significativas no âmbito educacional como um todo, vislumbrando um novo olhar para o uso das TICs e a importância da mediação do professor em sala de aula.

Palavras-chave: Ensino de Física, Experiência Docente, Pandemia COVID-19, Tecnologias de Informação e Comunicação

Referências

BORBA, R. C. N. et al. Percepções docentes e práticas de ensino de Ciências e Biologia na pandemia: uma investigação da Regional 2 da SBEnBio. Revista de Ensino de Biologia da SBEnBio, Florianópolis, v. 13, n. 1, p. 153-171, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 set. 2021.

CIPRIANI, F. M.; MOREIRA, A. F. B.; CARIUS, A. C. Atuação Docente na Educação Básica em Tempo de Pandemia. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 46, n. 2, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1590/2175-6236105199. Acesso em: 15 set. 2021.

HODGES, C. et al. The difference between emergency remote teaching and online learning. EDUCAUSE Review. Disponível em: [link]. Acesso em: 12 set. 2021.

ROSA, R. T. N. Das aulas presenciais às aulas remotas: as abruptas mudanças impulsionadas na docência pela ação do Coronavírus - o COVID-19! Revista Científica Schola, Santa Maria, v. 6, n. 1, 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 set. 2021.

SILVA, L. A. S.; PETRY, Z. J. R.; UGGIONI, N. Desafios da educação em tempos de pandemia: como conectar professores desconectados, relato da prática do estado de Santa Catarina. In: PALÚ, J.; SCHÜTZ, J. A.; MAYER, L (Org.). Desafios da educação em tempos de pandemia. Cruz Alta: Ilustração, 2020. Disponível em: https://www.sed.sc.gov.br/documentos/ensino-89. Acesso em: 15 set. 2021.

SOUSA, G. R.; BORGES, E. M.; COLPAS, R. D. Em defesa das Tecnologias de Informação e Comunicação na Educação Básica: diálogos em tempos de pandemia. Multidisciplinar, Salvador, v. 5, n. 1, p. 146-169, 2020. Disponível em: https://www.revistas.uneb.br/index.php/plurais/article/view/8883. Acesso em: 20 set. 2021.

STARTING DIGITAL DIVIDES IN DISTANCE LEARNING EMERGE. UNESCO, Paris, 21 abr. 2020. Disponível em: https://en.unesco.org/news/startling-digital-divides-distance-learning-emerge. Acesso em: 30 ago. 2021.
Publicado
08/11/2021
FILIPUS, Neide Lopes da Silva; FEISTEL, Roseli Adriana Blümke. Experiência Docente no Ensino de Física em Tempos de Pandemia da Covid-19. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 591-595.