Disco de Vinil: um Projeto de Extensão que Gerou um Caderno Temático

  • Elane Chaveiro Soares UFMT
  • Saulo Henrique Mendes Abe UFMT
  • Mateus Ferreira Amaral

Resumo


Neste texto relato a experiência de um projeto de extensão, talvez um dos mais dinâmicos e divertidos que já tive a oportunidade de coordenar e que foi desenvolvido juntamente com a primeira equipe da Residência Pedagógica em Química da UFMT – campus Cuiabá. Apresento o Disco de Vinil como tema gerador para o ensino de Química e destaco a produção de um Caderno Temático cujo título sugestivo vem chamando a atenção, O vinil perdido e a ciência do biscoito negro. A proposta de lidar com este tema, é articulada desde 2014, a partir do envolvimento do Pibid de Química e sua aproximação com o Pibid de Música no fomento de um minicurso. A produção de um material didático, bem como seu trajeto avaliativo, procurando garantir melhorias na escrita, nos conceitos e conhecimentos dispostos de forma didática e metodológica, fazem parte de uma empolgante ação de ensino e aprendizagem a partir desse tema que continuei explorando até aqui. O caderno temático enquanto produção coletiva e subsidiada pela extensão, segue em processos de avaliação almejando uma publicação mais ampliada.

Palavras-chave: Extensão universitária, Caderno temático, Disco de vinil

Referências

ABE, Saulo Henrique Mendes. O disco de vinil como tema gerador para o ensino de Química: contribuições de um projeto de extensão para a formação docente. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em 23 set 2021.

AMARAL, Mateus Ferreira. O Vinil perdido e a ciência do biscoito negro: avaliação de um caderno temático. 2021. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Química) – Instituto de Ciências Exatas e da Terra, Universidade Federal de Mato Grosso, Cuiabá, 2021. Disponível em: https://cms.ufmt.br/files/galleries/204/Mateus_Ferreira_Amaral.pdf. Acesso em 23 set 2021.

MORAES, Natália Ávila. SOARES, Elane Chaveiro. Projeto SEMIPEQ e a questão da profissionalidade docente em Química: entre o pensar e o fazer na extensão universitária. Revista Extensão em Foco, Palotina, n. 21, p. 30-50, jan./jun. 2021. DOI: http://dx.doi.org/10.5380/ef.v0i20.

SAKAMOTO, Agnes Mie; MORAES, Natália Ávila; SOARES, Elane Chaveiro. Uma prática pedagógica interdisciplinar: Pibid Química/Música/Cuiabá/UFMT na possibilidade de ensinar através do disco de vinil. Anais do XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química, Florianópolis – SC, 25 a 28 de julho, 2016.

SOARES, Elane Chaveiro; MELLO, Irene Cristina de; RIBEIRO, Marcel Thiago Damasceno; MORAES, Mariuce Campos de; Semana de minicursos das Práticas de Ensino de Química da UFMT - 2002 a 2014: a história de um projeto de extensão. Corixo Revista de Extensão Universitária, n.1, dezembro, 2014.

SOARES, Elane Chaveiro; SAKAMOTO, Agnes Mie; FERREIRA, Liamara Sampaio; SILVA, Elson Divino Alves da; PERREIRA, Fabricio; MARTINS, Marcelo de Lima. O biscoito negro que uniu o PIBID de Química e o de Música: uma proposta interdisciplinar. Anais do 55° Congresso Brasileiro de Química, Goiânia- Goiás, 2 a 6 de novembro, 2015.

SOARES, Elane Chaveiro; SANTOS, Rita de Cássia Domingues dos. O vinil perdido e a química do biscoito negro: PIBID de Química e de música na formação docente interdisciplinar. Anais do Congresso de Pesquisa em Educação, Rondonópolis – MT, 30 de setembro a 3 de outubro, 2014.

ZABALA, Antoni. A Prática Educativa. Como ensinar. Tradução Ernani F. da F. Rosa. Porto Alegre: ARTMED, 1998.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOARES, Elane Chaveiro; ABE, Saulo Henrique Mendes; AMARAL, Mateus Ferreira. Disco de Vinil: um Projeto de Extensão que Gerou um Caderno Temático. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 605-609.