Educação Básica durante a Pandemia em 2020: uma Experiência no Ensino Fundamental na Rede Pública Estadual de Mato Grosso
Resumo
Em 2020 nos vimos diante de uma situação, o Brasil em meio a uma pandemia que a única forma de prevenção é o isolamento e o distanciamento social. Em consequência disso, as aulas presenciais tiveram que ser suspensas. Mas, o tempo foi passando e ainda não havia a vacina tão aguardada para que tudo voltasse ao normal, sendo assim, a educação teria que se organizar para atender aos estudantes da forma como o momento exige, a distância. Os professores da rede pública Estadual de Mato Grosso se viram em meio a uma situação de muita informação em pouco tempo. Estavam diante de um avanço já previsto e necessário, mas que nesse momento para quem adiou ao máximo a implementação em sala de aula das tecnologias de informação e comunicação, estavam diante de uma mudança repentina.
Referências
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm>. Acesso em 05 set. 2020.
BRASIL. Educação e Coronavírus: MEC homologa diretrizes para o ensino durante a pandemia. Disponível em: <https://www.gov.br/mec/pt-br/assuntos>. Acesso em 05 set. 2020.
MATO GROSSO. Decreto Nº 407, de 16 de março de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 06/09/2020.
MATO GROSSO. Seduc prepara retorno das aulas de forma não presencial a partir de 03 de agosto. Disponível em: <http://www2.seduc.mt.gov.br>. Acesso em: 06/09/2020.
SANTOS, Edméa. Pesquisa-formação na cibercultura. – Teresina: EDUFPI, 2019. E-book.