Elaboração de uma Oficina de Números Decimais com o Auxílio do Material Dourado

  • Leticia J. da Silva Dias UFMT
  • Alicia Rodrigues Marques UFMT
  • Maryanne Silva Miranda UFMT
  • Luzia Aparecida Palaro UFMT

Resumo


O presente trabalho é um relato da experiência vivenciada com a elaboração do planejamento e da sequência didática de uma oficina sobre números decimais para alunos do Ensino Básico. Atividade foi uma ação conjunta entre Estágio Supervisionado I (ES I) e subprojeto Matemática UFMT/Cuiabá, do Programa Residência Pedagógica (PRP). Preparada para alunos da Escola Estadual Presidente Médici, a oficina deverá ser aplicada tão logo a UFMT retorne às atividades presenciais. Por conta da pandemia Covid-19 a referida escola está desenvolvendo ensino híbrido, mas a UFMT continua com ensino apenas online. Para a realização da atividade foi necessário o estudo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), de artigos que abordam a importância de um Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e oficinas de matemática, problemas relacionados ao ensino e a aprendizagem de números decimais, livros didáticos e outros. Como resultado, foi possível perceber que para a realização de um planejamento e de uma sequência didática que possibilitem a aprendizagem dos alunos é necessário que o professor tenha um amplo conhecimento sobre o conteúdo que pretende ensinar e que conheça diferentes metodologias para o ensino do mesmo.

Palavras-chave: Elaboração de oficina, Números Decimais, Material Dourado

Referências

ESTEVES, Anelisa Kisielewski; SOUZA, Neusa Maria Marques. Números decimais na sala de aula: os conhecimentos de um grupo de professores e a relação com sua prática pedagógica. In.: Revista Eletrônica de Educação, v. 6, n. 1, mai. 2012. Disponível em [link]. Acesso em 15/09/2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia - saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 2003.

SILVA, Raquel Correia; SILVA, José Roberto. O papel do laboratório no ensino de matemática. In.: VIII Encontro Nacional de Educação Matemática. Recife, 2004. Disponível em http://www.sbem.com.br/files/viii/pdf/07/RE75541815487.pdf. Acesso em 02/09/2021.

UFMT. Programa de Residência Pedagógica/PRP. 2020. Disponível em [link]. Acesso em 19/09/2021.

UFMT. Projeto Pedagógico do Curso de Graduação Matemática-Licenciatura. 2019. https://sistemas.ufmt.br/ufmt.ppc/PlanoPedagogico/Download/306. Acesso em: 22/09/2021.

UNA-SUS. Organização Mundial de Saúde declara pandemia do novo Coronavírus, 2020. Disponível em [link]. Acesso em 20/09/2021.

VILLA. Oficinas pedagógicas: uma alavanca para a educação de qualidade dos seus filhos. 2018. Disponível em https://www.campusvilla.com.br/oficinas-pedagogicas/. Acesso em 02/09/2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DIAS, Leticia J. da Silva; MARQUES, Alicia Rodrigues; MIRANDA, Maryanne Silva; PALARO, Luzia Aparecida. Elaboração de uma Oficina de Números Decimais com o Auxílio do Material Dourado. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 630-634.