Relato de Experiência: as Consequências no Ensino com o Advento da Pandemia: Evasão Escolar e Qualidade de Estudo

  • Polyana Amaral UFMT
  • Geovanna Taques UFMT
  • Thabatha Tortorelli UFMT
  • Luzia Aparecida Palaro UFMT

Resumo


O presente trabalho tem por objetivo relatar uma experiência vivenciada no Programa Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) por meio do subprojeto Matemática – Licenciatura, da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), campus Cuiabá, no contexto da Covid-19, abordando como a pandemia afetou a execução do subprojeto. Tanto os graduandos do curso de Matemática-Licenciatura, quanto os alunos do Ensino Básico, precisam do contato com a escola, de forma física, para que possa vivenciar de fato o que é uma comunidade escolar, um ambiente escolar e a dinâmica de uma sala de aula presencial. Quando há, portanto, a impossibilidade deste ato no ensino, há também consequências. Consequências estas, como a evasão escolar e a baixa na qualidade de estudo, que iremos abordar.

Palavras-chave: Relato de experiência, Ensino remoto, Realidade ensino, Evasão escolar, Qualidade de estudo

Referências

BRASIL, CAPES. Programa Residência Pedagógica. 2018. Disponível em [link]. Acesso em 21/09/2021.

BRASIL. Portaria nº 343, de 17 de março de 2020. Dispõe sobre a substituição das aulas presenciais por aulas em meios digitais enquanto durar a situação de pandemia do Novo Coronavírus – COVID-19. Disponível em [link]. Acessado em 23 de set. de 2020.

LIBÂNEO, J. C. Didática. 2 Ed. São Paulo: Cortez, 2013.

MINISTÉRIO DA SAÚDE. Boletim Epidemiológico. Fev. 2020. Disponível em: [link]. Acesso em 22 set. 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
AMARAL, Polyana; TAQUES, Geovanna; TORTORELLI, Thabatha; PALARO, Luzia Aparecida. Relato de Experiência: as Consequências no Ensino com o Advento da Pandemia: Evasão Escolar e Qualidade de Estudo. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 635-639.