Espaços, Tempos de Aprendizagens e o Ensino Mediatizados por Projetos

  • Adriana Pereira de Souza Claretiano
  • Josivânia Neves Queiroz Pimentel ITEC

Resumo


O presente estudo apresenta a importância dos projetos na educação infantil bem como destaca a importância da participação da família no processo formativo das crianças neste tempo de pandemia. Os apontamentos foram realizados pelas professoras do Centro Integrado de Educação Infantil Anjo Gabriel de Lucas do Rio Verde – MT, que contextualizaram conforme são planejados e organizados o desenvolvimento dos projetos didáticos em suas salas. O objetivo consiste em analisar a importância da elaboração do projeto pedagógico juntamente com as famílias para o desenvolvimento de maneira remota e evidenciar o processo de sua elaboração. Trata-se de uma pesquisa de natureza qualitativa, realizada por meio de pesquisa bibliográfica e de observações desenvolvidas mediante o exercício da prática pedagógica das professoras que atuam na Educação infantil.

Palavras-chave: Projetos, Educação Infantil, Projetos Didáticos

Referências

ABERASTURY, Arminda. A criança e seus jogos. 2 ed. Porto Alegre, Artmed. 1992.

BRASIL, Ministerio da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018.

ELIAS, Marisa Del Cioppo. Celestin Freinet:uma pedagogia de atividades e cooperação. Petrópolis:Vozes, 1997.

FRIEDMANN, Adriana. O brincar na educação infantil: observação, adequação e inclusão. São Paulo, Moderna. 2012.

HERNÃNDEZ, Fernando; VENTURA, Montserrat. A organização do currículo por projetos de trabalho: o conhecimento é um caleidoscópio. 5. ed. Porto Alegre: Artmed, 1998.

RIOS, Dermival Ribeiro. Minidicionário Escolar Língua Portuguesa. São Paulo: DCL, 2010

SPAGGIARI, Sergio. (1999). A parceria comunidade-professor na administração das escolas. In,EDWARDS,C;GANDINI,L;FROMAN,G.As cem linguagens da criança- A abordagem de Reggio Emilia na educação da primeira infância.Vol.1.Porto Alegre:Ed.Artmed. 1999.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Adriana Pereira de; PIMENTEL, Josivânia Neves Queiroz. Espaços, Tempos de Aprendizagens e o Ensino Mediatizados por Projetos. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 640-645.