Caminhos para uma Educação Infantil que Escuta a Criança
Resumo
Este trabalho apresenta o relato sobre três intervenções pedagógicas realizadas no ano de 2017, 2018 e 2019 em turmas de crianças bem pequenas e crianças pequenas do Centro Municipal de Educação Infantil Névio Lotufo de Cuiabá, devido a participação da unidade no processo formativo Projeto Cribiás: Crianças Sabidas inserido no Seminário Temático: Projeto Educação Infantil como Espaço Narrativo parceria entre a Universidade Federal de Mato Grosso (Grupo de Pesquisa em Psicologia da Infância/Programa de Pós Graduação em Educação) e a Secretaria Municipal de Educação de Cuiabá (Diretoria de Ensino/Equipe de Educação Infantil). Baseia-se na noção de educação infantil como espaço narrativo (SENETT, 1990, apud CUIABÁ, 2009), brincadeira de faz de conta e zona de desenvolvimento iminente (VIGOTSKI, 2009, apud PRESTES, 2011, 2014). Os resultados demonstram que as intervenções pedagógicas proporcionaram a escuta das narrativas infantis das crianças possibilitando a aprendizagem e o desenvolvimento infantil; para os adultos resultou na compreensão de que o trabalho com as crianças devem partir de olhar e escuta sensível na busca de garantir os direitos de aprendizagem por meio da brincadeira e interações.
Referências
CUIABÁ. Prefeitura. SME – Secretaria Municipal de Educação. Proposta pedagógica para a educação infantil. Cuiabá, MT: Central de Texto, 2009.
PRESTES, Zoia. A brincadeira de faz-de-conta como atividade-guia. Florianópolis, 2011. Disponível em: [link]. Acesso em: 20 de julho de 2021.
PRESTES, Zoia. Entrevista com Dra. Zoia Prestes. Zero-a-seis Revista Eletrônica editada pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas de Educação na Pequena Infância. v. 16, n. 30 p. 340-352. Florianópolis, jul-dez 2014.