Metodologia Ativa Pauta em Projeto: Dando Sentido e Significado na Aprendizagem da Educação Infantil

  • Aline Goncalves Paiva Escola Padre José de Anchieta
  • Eliana Ferreira dos Santos Escola Padre José de Anchieta

Resumo


Este relato tem como objetivo descrever as experiências vivenciadas a partir de uma sequência didática com a execução de atividades com a utilização da metodologia ativa, com uma turma da Educação infantil (Nível I, 4 anos) da Escola Padre José de Anchieta (Araputanga/ MT) com a professora Aline Gonçalves Paiva. Nesse processo os alunos são protagonistas de seus conhecimentos, onde principiam com seus questionamentos e as aulas seguem conforme suas descobertas, alinhadas ao conteúdo programático. Nesse caso a boa pergunta é a norteadora para o bom desenvolvimento das aulas bem como para alcançar o conhecimento esperado. Ao ser proporcionado espaços para questionamentos dos alunos, por meio de estímulos do professor, aumentam a capacidade deles tornarem se pessoas mais críticas, argumentativas e exploradores, ao contrário do que ocorre com o sistema de respostas prontas, onde afasta o aluno de seu protagonismo na busca do conhecimento.
Palavras-chave: Educação Infantil, Metodologia Ativa, Protagonismo

Referências

FREIRE, P. FAUNDEZ, A. Por uma pedagogia da pergunta. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1985, p. 25.

FREIRE, P. Pedagogia da Autonomia.36.ed. São Paulo: Paz e Terra,2009

MORIN, Edgar. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 2. ed. São Paulo: Cortez 2000.

Behrens, M. A. (2014). Educação transformadora: Encontros e convergências das obras de Paulo Freire e Edgar Morin. In R. Barros & D. Chotti (Org.), Abrindo caminho para uma educação transformadora: Ensaios em educação social, filosofia aplicada e novas tecnologias (pp. 237-273). Chiado.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PAIVA, Aline Goncalves; SANTOS, Eliana Ferreira dos. Metodologia Ativa Pauta em Projeto: Dando Sentido e Significado na Aprendizagem da Educação Infantil. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 651-656.