O Brincar na Infância: Ações Pedagógica na Pandemia
Resumo
O trabalho em tela surgiu de vivências das autoras enquanto educadoras na primeira etapa da educação básica. Baseado em um relato de experiência durante o período de pandemia, referente ao ensino remoto e híbrido, acerca do brincar na educação infantil. A experiência partiu das seguintes problematizações: Como trabalhar com as crianças e o distanciamento? De que forma dialogar com eles que os brinquedos não podem ser divididos? Tem como objetivo refletir a experiência das ações pedagógicas em um Centro de Educação Infantil Municipal (CEIM) do município de Chapecó. A partir das leituras em Vigotski (2007), Brougère (1995), Antunes (2017) e outros autores, acreditamos que a brincadeira exerce papel principal no desenvolvimento da criança e na sua constituição enquanto humano. Por fim, concluímos a importância da brincadeira como ação que auxilia no desenvolvimento infantil.
Referências
ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2.ed. Rio de Janeiro: LTC, 2014.
BELTRAME, L. M. Infância e história: algumas histórias de educação infantil. Chapecó: UNOCHAPECÓ, 2008.
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BROUGÈRE, Gilles. Brinquedo e Cultura. São Paulo: Cortez, 1995.
VIGOTSKI. Lev Semenovich. A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. 7ª ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.