O Retorno das Aulas Pós Pandemia na Rede Municipal de Ensino em Cuiabá- uma Experiência Desafiadora

  • Adriana Teixeira Cardoso SME-MT
  • Camila de Assis Monteiro SME-MT
  • Kássia Sacamoto Santos de Arruda SME-MT
  • Lilian Lima da Silva Gonçalves SME-MT

Resumo


A Política Educativa da Escola Cuiabana desenvolvida pela Secretaria Municipal de educação de Cuiabá-SME-MT, parte do pressuposto de que aprender significa construir conhecimento e que o lúdico, materializado na brincadeira, consiste na possibilidade de geração de movimento. A Pandemia do Covid 19 afastou por um período de 1 (um) ano e 8 (oito) meses as crianças das atividades presenciais e no dia 27 de setembro de 2021 as crianças retornaram em formato de ensino híbrido. Este relato tem por objetivo refletir quanto à importância os desafios relativos ao retorno as atividades presenciais no CMEI Prof.ª Aliane Fátima Rodrigues Monteiro, pertencente à Rede Municipal de Ensino, que está localizado no Bairro Residencial Alice Novack no Município de Cuiabá -MT, no período pós pandêmico. O relato cuja base metodológica é a pesquisa qualitativa, evidencia que o retorno às aulas exigiu um trabalho coletivo de organização e planejamento em prol de um recomeço perpassado de grandes significados para todos os atores sociais envolvidos no processo educativo.
Palavras-chave: Retorno, Pós Pandemia, Rede Municipal de Cuiabá, Desafios

Referências

BOGDAN, Robert; BIKLEN, Sari. Investigação Qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto, Portugal: Porto Ed., Coleção Ciências da Educação, 1994.

BRASIL. Constituição Federal. Brasilia. 1988.

BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei nº9394/96. Ministério da Educação. Brasilia.1996.

CUIABÁ. Secretaria Municipal de Educação. Escola Cuiabana: cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. Cuiabá-MT. 2019.

CUIABÁ-MT. Secretaria Municipal de Educação. Programa @Portal da Escola Cuiabana, SME, 2020.

MORIN, Edgar. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 3. ed. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil, 2001.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CARDOSO, Adriana Teixeira; MONTEIRO, Camila de Assis; ARRUDA, Kássia Sacamoto Santos de; GONÇALVES, Lilian Lima da Silva. O Retorno das Aulas Pós Pandemia na Rede Municipal de Ensino em Cuiabá- uma Experiência Desafiadora. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 674-678.