Mapa Mental do Trajeto Casa-Escola: Ler o Lugar e Compreender o Mundo – um Relato de Experiência na Emeb Ten. Abílio da Silva Moraes

  • Gabriel de Miranda Soares Silva SMECEL-VG

Resumo


Compreender os mapas é uma das habilidades que os estudantes devem desenvolver ao longo do Ensino Fundamental, e cabe aos professores de Geografia desenvolverem atividades que auxiliem os estudantes. Destacamos neste relato de experiência uma atividade de alfabetização cartografia na construção de um mapa mental do trajeto casa-escola, onde os estudantes tem a oportunidade de cartografar este espaço com elementos espaciais que mais chamam a sua atenção. Através destas representações é possível analisar como os desenhos podem se transformar em mapas e auxiliar os estudantes a compreender a cartografia do vivido, representando em um mapa elementos do seu cotidiano, exercitando os conceitos da cartografia e alindo estes conceitos a saberes do cotidiano dos estudantes, desenvolvendo uma geografia cidadã que pode ser observado nas práticas socioespaciais dos estudantes.
Palavras-chave: Cartografia, Mapa Mental, Alfabetização, Geografia

Referências

ALMEIDA, Rosângela Doin de. Do desenho ao mapa: Iniciação cartográfica na escola. 5. ed. 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016.

SIMIELLI, Maria Elena. O mapa como meio de comunicação e alfabetização cartográfica. In: ALMEIRA, Rosângela Doin de. (Org.). Cartografia Escolar. 2. ed., 4º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2019. p. 71-94.

SIMIELLI, Maria Elena. Cartografia no Ensino Fundamental de Médio. In: CARLOS, Ana Fani Alessandri. (Org.). A Geografia na Sala de aula

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica. In: PASSINI, Elza Yasuko; PASSINI, Romão; MALYSZ, Sandra T. (Org.). Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. 2. ed., 3º reimpressão. São Paulo: Contexto, 2015. p. 156-170.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA, Gabriel de Miranda Soares. Mapa Mental do Trajeto Casa-Escola: Ler o Lugar e Compreender o Mundo – um Relato de Experiência na Emeb Ten. Abílio da Silva Moraes. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 679-683.