Jogos, Brincadeiras e Danças Tradicionais na Educação Infantil: Experiência de Estágio na Educação Física no Ensino Remoto

  • Wanessa de Oliveira Rezende UFMT
  • Elisa Coelho Azevedo SME-Cuiabá
  • Francisca Franciely Veloso de Almeida UFMT
  • Raianne Regina Jesus dos Santos UFMT

Resumo


O texto se refere as experiências vivenciadas no estágio curricular na educação infantil realizado no segundo semestre de 2020. Diante do cenário da Pandemia e o afastamento social, as interações foram mediadas pelas TICs de forma síncrona e assíncrona. O objetivo do estágio foi explorar a cultura cuiabana por meio de jogos, brincadeiras e danças de forma lúdica, em busca de propiciar momentos de aprendizagem prazerosa, estabelecendo comunicação e vínculos através de recursos áudios visuais e por fim proporcionar aulas mais interativas e com a participação familiar. O planejamento das atividades e a produção dos recursos áudios visuais foram construídos em duplas com a orientação da professora regente e orientadora de estágio. Apesar das dificuldades consideramos que essa experiência nos aproximou da realidade da escola na educação infantil e também do uso da tecnologia como forma de mediação e interação entre os alunos e a família, além de aprendizados referentes ao planejamento e a organização curricular da educação física nesse nível de ensino.
Palavras-chave: Educação física infantil, Estágio supervisionado, Ensino remoto

Referências

BRASIL. Ministério da Educação Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base.

Brasília, MEC, 2018. GOMES. Cleomar Ferreira. As brincadeiras e os jogos na educação infantil. In: MOREIRA, Evando Carlos. A educação física na rede municipal de ensino de Cuiabá: uma proposta de construção coletiva. CuiabáMT: EdUFMT, 2012, p. 15-25.

HANSEN, Creonice et al. Siriri. In: GRANDO, Beleni Saléte (Org). Cultura e dança em Mato Grosso. CuiabáMT: Editora UNEMAT. 2005, p. 39-50.

KISHIMOTO, Tizuko Morchida. Brinquedos e brincadeiras na educação infantil. In: I Seminário Nacional: Currículo Em Movimento – Perspectivas Atuais Belo Horizonte, novembro de 2010. Anais...

SOARES, Carmem Lúcia et al. Metodologia do Ensino de Educação Física. São Paulo: Cortez, 1992.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
REZENDE, Wanessa de Oliveira; AZEVEDO, Elisa Coelho; ALMEIDA, Francisca Franciely Veloso de; SANTOS, Raianne Regina Jesus dos. Jogos, Brincadeiras e Danças Tradicionais na Educação Infantil: Experiência de Estágio na Educação Física no Ensino Remoto. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 684-688.