Práticas Educativas no Contexto da Cultura Lúdica

  • Laura Regina Alves da Silva UFMT
  • Cálita Fernanda de Paula Martins UNEMAT

Resumo


O presente artigo, na modalidade relato de experiência, foi desenvolvido a partir das minhas vivências e das pesquisas de campo e bibliográficas. E tem como objetivo refletir, discutir e problematizar as questões sobre o processo formativo do professor na Educação Infantil, analisando os conhecimentos necessários sobre a teoria e prática da docência. E como instrumento de levantamento de dados, utilizamos as Práticas Educativas e os Seminários Temáticos II e III, do curso de licenciatura em Pedagogia da UFMT. E a partir das minhas vivências tive a oportunidade de experienciar o exercício da profissão docente tão mensurado pelas teorias na minha formação. Por fim, busco trazer nas considerações tudo que posso levar das minhas vivências sobre o lúdico e as sua relação como a aprendizagem, para minha vida como educadora.
Palavras-chave: Lúdico, Práticas Educativas, Formação do Professor, Educação Infantil

Referências

CURY, Augusto Jorge. Pais brilhantes, professores fascinantes. Rio de Janeiro: Sesxtante, 2003.

FREIRE, Paulo. Político e educação: ensaios. 5ª ed. São Paulo: Cortez, 2001.

VYGOTSKY, Lev Seminovich. A formação social da mente. 3ª ed. São Paulo, Martins Fontes, 1989.
Publicado
08/11/2021
SILVA, Laura Regina Alves da; MARTINS, Cálita Fernanda de Paula. Práticas Educativas no Contexto da Cultura Lúdica. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 695-700.