Como a Criança Constrói Conhecimento em Ciências Naturais pela Experiência

  • Renata da Penha Coelho Mata UFR
  • Paola Simone Alves da Silveira UFR
  • Wélida Katiane de Santos Sousa Lima SEMED-ROO

Resumo


O presente trabalho refere-se à disciplina Infância e Juventude na Contemporaneidade, do Programa de Pós-Graduação em Educação da (PPGEDU) onde as aulas ocorreram de forma remota e síncrona, via plataforma Google Meet, devido a pandemia do COVID-19 a qual todo o mundo enfrenta. No decorrer das aulas os textos estudados deram bases para discutir a infância e a juventude como construção histórica e social, bem como conhecer algumas das concepções sociológicas dos estudos de infância e juventude. Para tanto, as crianças, devem ser estimuladas a desenvolverem sua autoestima, a cidadania e a ter autonomia, e isto, é resultado de experimentações infantis que acompanharão o ser humano por toda a sua vida. Assim, pensar na criança como ser que se expressa em qualquer ambiente nos possibilita pensar em como ela realiza contato com o mundo das ciências e, posteriormente, os demais conhecimentos sobre o lugar no qual está inserida. Utilizamos das leituras de Brandão (1989), antropólogo que nos traz suas definições sobre o que é educação, onde ela ocorre e de que forma acontece. O autor nos chama a atenção para pensarmos nos muitos sentidos da educação e quais impactos que traz para todos nós.
Palavras-chave: Infância, Ciência, Vivências

Referências

ALMEIDA, Rogério de. Educação Contemporânea: a sociedade autolimpante, o sujeito obsoleto e a aposta na escolha. EDUCAÇÃO: Teoria e Prática - v. 20, n.34, jan.-jun.-2010, p.47-64. Disponível em: [link]. Acesso em 23/06/2021

ARIÈS, P. História Social da Criança e da Família. São Paulo: LTC, 1981.

ARROYO, Miguel G. Imagens Quebradas: Trajetórias e tempos de alunos e mestres. Petrópolis, RJ: Vozes, 2004.

BRASIL. Ministério de Educação e do Desporto. Referencial curricular nacional para educação infantil. Brasília, DF: MEC, 1998.

_______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Diretrizes curriculares nacionais para a educação infantil / Secretaria de Educação Básica. – Brasília: MEC, SEB, 2010.

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação.19. ed. São Paulo: Brasiliense, 1989.

FERREIRA, Bruna Galuccio. Entre pousos e movimentos: investigação sobre as estrelas do céu interior, Dissertação de Mestrado. Faculdade de Educação USP. 2018. Disponível em: https://teses.usp.br/teses/disponiveis/48/48134/tde-17122018-125003/pt-br.php Acesso em 28/05/2021.

LARROSA, Jorge. Pedagogia Profana – danças, piruetas e mascaradas. Belo Horizonte. Autêntica 2003.

MERLEAU-Ponty, Maurice. A fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 1999. Disponível em: [link].

TIRIBA, Lea. Crianças, Natureza e Educação Infantil - PUC-Rio. Trabalho apresentado na Anped no GT - 07 Educação de Crianças de 0 a 6 anos/ n. 07. Disponível em: https://www.anped.org
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
MATA, Renata da Penha Coelho; SILVEIRA, Paola Simone Alves da; LIMA, Wélida Katiane de Santos Sousa. Como a Criança Constrói Conhecimento em Ciências Naturais pela Experiência. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 701-706.