Ensino Remoto: um Relato de Experiência nos Anos Iniciais em uma Escola Pública Municipal de Várzea Grande/MT

  • Maria Geni Pereira Bilio UFMT
  • Cleonice Terezinha Fernandes UNIC

Resumo


Sabe-se que o ensino remoto veio em substituição ao ensino presencial suspenso em virtude da pandemia do COVID-19; com isso iniciou-se o período de isolamento social, e alternativas emergenciais para potencializar menos perdas na escolarização dos alunos. O desafio enfrentado pela equipe gestora, professores e alunos foi incalculável, os limites estruturantes dos contextos micro e macro em tempo emergencial, se prorrogou até o momento, meados de 2021. O fator socioeconômico foi e continua sendo um dos principais problemas enfrentados na maioria das escolas públicas; e isso se deve à limitação causada pela falta de ferramentas digitais prejudicando o acesso igualitário de milhares de crianças. O presente trata-se de um relato de experiência, cujo objetivo foi refletir sobre as perdas que os alunos estão tendo com o novo formato de ensino e o custo/benefício da manutenção das aulas remotas, considerando o pouco acesso da maioria à internet. A metodologia de manutenção das aulas foi conduzida e organizada pela Secretaria Municipal de Educação, mediada pelas Unidades Escolares sendo o WhatsaApp o único recurso disponibilizado às crianças para o acompanhamento das aulas remotas até o presente momento. Tem-se como resultado, crianças com defasagem na aprendizagem e professores com acúmulo de trabalho para minimizar a situação.
Palavras-chave: Isolamento social, Alfabetização, limites estruturantes, Pandemia COVID-19, Acesso igualitário

Referências

BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº:5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DO. Acesso em: 17 jun de 2021.

DECRETO nº 19 DE MARÇO DE 2020, Várzea Grande/MT.

HONORATO, T. e NERY, A.C.B. 2020. História da Educação e Covid-19: Acta Scientiarum. Education. v. 42, n.1, ago. 2020, e54998.

MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Revista Interações, vol. V, n. 9, jan-jun, 2000, p. 57-72, Universidade São Marcos. Acesso 17 de jun. 2021.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
BILIO, Maria Geni Pereira; FERNANDES, Cleonice Terezinha. Ensino Remoto: um Relato de Experiência nos Anos Iniciais em uma Escola Pública Municipal de Várzea Grande/MT. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 711-715.