Ensino de Línguas Indígenas, Gramática e Currículo

  • Antonio Almir Silva Gomes UNIFAP

Resumo


A Educação Escolar Indígena brasileira tem construído diariamente seu grande momento, no qual protagonismos e altivez de todos os envolvidos no processo são cada vez mais evidentes; cada vez mais professores indígenas adentram aos programas de pós-graduação brasileiros, cujos resultados de suas pesquisas se farão sentir na melhoria das ações e dos instrumentos de ensino disponíveis nas escolas indígenas. No caso do ensino das línguas indígenas, tais avanços devem ser sentidos na ampliação e na diversidade dos instrumentos e materiais didáticos acerca da gramática da própria língua, tomada aqui como ponto de partida do processo. Com isso em mente, o presente Relato de Experiência trata de um conjunto de ações vivenciado na produção da Gramática Concisa Kheuól Galibi-Marworno realizada por professores que atuam na escola da população de mesmo nome. A existência de instrumentos dessa natureza na escola indígena é necessidade aqui considerada como anterior à própria construção do currículo de ensino.
Palavras-chave: Língua indígena, Gramática, Ensino, Currículo

Referências

MOORE, D; GALUCIO, A. V; GABAS JÚNIOR, N. O Desafio de Documentar e Preservar as Línguas Amazônicas. Revista Scientific American Brasil (Edição Especial), v.3, pp. 36-43, 2008.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
GOMES, Antonio Almir Silva. Ensino de Línguas Indígenas, Gramática e Currículo. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 716-719.