Ensino Remoto: Desafios e Avanços do Professor Alfabetizador

  • Eva Gonçalina de Campos
  • Elaine Maria da Silva

Resumo


O presente relato de experiência surgiu do desejo de discorrer sobre a experiência de ser professora alfabetizadora e os desafios vividos no espaço escolar, explicitando as mudanças vividas e desafios impostos á nós professores devido a suspensão de aulas presenciais provocada pela pandemia do novo Corona vírus. E entre as muitas mudanças aqui pretendo suscitar debate sobre as mudanças no espaço escolar e na maneira como os professores se reinventaram e em como foi o arranjo pedagógico entre professor e família em busca da realização das atividades propostas, visto que mais do que nunca houve a necessidade de envolver as famílias na educação das crianças. O relato será baseado no trabalho desenvolvido em duas escolas municipais de Cuiabá – MT, da turma do 2º ano da EMEB Profº Ezequiel P. R. de Siqueira e do 3º ano da EMEB DR. Fabio F. Leite onde abordaremos as principais dificuldades neste percurso mas também os acertos em busca de atender as crianças para que as mesmas pudessem ser assistidas em suas dificuldades buscando minimizar os impactos gerados pela pandemia no processo de ensino aprendizagem dos alunos.

Palavras-chave: Ensino remoto, Desafios pedagógicos, Escola e família, Papel do professor

Referências

BRITO, G. S; Purificação, I. Educação e Novas Tecnologias: um repensar. Curitiba: IBPEX, 2006.

Glossário Ceale: termos de alfabetização, leitura e escrita para educadores / Isabel Cristina Alves da Silva Frade, Maria da Graça Costa Val, Maria das Graças de Castro Bregunci (orgs). Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2014.

LÜCK, Heloísa. Gestão Educacional uma Questão Paradigmática. Petrópolis: Vozes, 2006.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CAMPOS, Eva Gonçalina de; SILVA, Elaine Maria da. Ensino Remoto: Desafios e Avanços do Professor Alfabetizador. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 720-724.