Estágio Supervisionado em Tempo de Pandemia da Covid 19: Relato de Experiência do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso/Universidade Aberta do Brasil IFMT/UAB

  • Frank Eduardo Ferreira de Souza IFMT / UAB
  • Kellyn Ferreira Antunes IFMT / UAB

Resumo


Este trabalho apresenta relato de experiência, expondo como foram desenvolvidas as atividades da disciplina de Estágio II durante a pandemia por Covid 19. A metodologia da referida disciplina é observar as aulas de ciências, e foi escolhido uma turma do 2º Segmento 2º ano da Educação de Jovens e Adultos - EJA, da Escola Estadual de Desenvolvimento Integral da Educação Básica Licínio Monteiro da Silva. As atividades de observações das aulas ocorreram no período noturno e iniciavam às 18h e término às 22h. O período compreendeu do final de junho até início de setembro de 2021, totalizando 10 semanas de observações.

Palavras-chave: Estágio de observação, Educação de Jovens e Adultos, Aulas remotas

Referências

BRASIL, PARECER CNE/CP 28/2001. Ministério da Educação. Conselho Nacional de Educação Despacho do Ministro em 17/1/2002, publicado no Diário Oficial da União de 18/1/2002, Seção 1, p. 31. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de outubro de 2021.

FOGAÇA, Jennifer. Conhecimento teórico e prático como cenário dos estágios, prática pedagógica cotidiana, escrita e a reflexão, democrático e participativo, práxis pedagógica transformadora. Educador - Brasil Escola, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 24 de setembro de 2021.

GISI, Maria Lourdes; MARTINS, Pura Lúcia Oliver; Romanowski, Joana Paulin. O estágio nos cursos de licenciatura. In ENS, Romilda Teodora (org.). Trabalho do professor e saberes docentes. Curitiba: Champagnat, 2009.

MATO GROSSO. Secretaria de Estado de Educação. Plano Estratégico de Volta às aulas. Cuiabá, 2021. Disponível em: [link]. Acesso em: 11 de set. 2021.

POSSEBON, R. C. PUCHOLOBEK, G. FARIAS, A. J. O Estágio Supervisionado na Formação Docente no Curso de Licenciatura em Química e a Experiência da Semi-Regência. In: XVIII Encontro Nacional de Ensino de Química - XVIII ENEQ, 2016. Florianópolis. SC, Brasil. Disponível em: [link]. Acesso em: 02 de outubro de 2021.

STAHL, L. R. SANTOS, F. dos. O estágio nos cursos de licenciatura: reflexões sobre as práticas docentes. In IX Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul - IX ANPED SUL, 2012. Disponível em: [link]. Acesso em: 08 de outubro de 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SOUZA, Frank Eduardo Ferreira de; ANTUNES, Kellyn Ferreira. Estágio Supervisionado em Tempo de Pandemia da Covid 19: Relato de Experiência do Curso de Licenciatura em Química do Instituto Federal de Mato Grosso/Universidade Aberta do Brasil IFMT/UAB. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 730-735.