A Transição do Ensino Remoto para o Ensino Híbrido na Rede Municipal de Educação de Cuiabá

  • Suely Norberto Gomes SME-Cuiabá
  • Mariluci Farias de Souza Brandão SME-Cuiabá
  • Zileide Lucinda dos Santos SME-Cuiabá

Resumo


Este relato de experiência remete a organização emergencial do retorno das aulas de forma híbrida, após formato totalmente remoto durante a pandemia, ocasionado pela Covid-19. O objetivo é desenvolver uma reflexão em torno da experiência vivenciada com o fechamento das escolas realizado em 20/04/2020 até o dia 27/09/2021 quando foi determinado o retorno presencial das aulas, tendo como parâmetro para a organização pedagógica o caráter emergencial e de construção de práticas até então nunca vivenciadas na rede municipal de educação e nem em contexto nacional. O presente relato faz uma reflexão acerca de temas como: planejamento numa perspectiva flexível, o trabalho pedagógico do professor e sobre o uso da tecnologia no ensino remoto e, agora no contexto híbrido.
Palavras-chave: Ensino Remoto, Ensino Híbrido, Organização Curricular

Referências

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TARDIF, Maurice. O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana s. Vozes, Petrópolis, RJ, 2017;
Publicado
08/11/2021
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GOMES, Suely Norberto; BRANDÃO, Mariluci Farias de Souza; SANTOS, Zileide Lucinda dos. A Transição do Ensino Remoto para o Ensino Híbrido na Rede Municipal de Educação de Cuiabá. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 736-739.