A Transição do Ensino Remoto para o Ensino Híbrido na Rede Municipal de Educação de Cuiabá
Resumo
Este relato de experiência remete a organização emergencial do retorno das aulas de forma híbrida, após formato totalmente remoto durante a pandemia, ocasionado pela Covid-19. O objetivo é desenvolver uma reflexão em torno da experiência vivenciada com o fechamento das escolas realizado em 20/04/2020 até o dia 27/09/2021 quando foi determinado o retorno presencial das aulas, tendo como parâmetro para a organização pedagógica o caráter emergencial e de construção de práticas até então nunca vivenciadas na rede municipal de educação e nem em contexto nacional. O presente relato faz uma reflexão acerca de temas como: planejamento numa perspectiva flexível, o trabalho pedagógico do professor e sobre o uso da tecnologia no ensino remoto e, agora no contexto híbrido.
Palavras-chave:
Ensino Remoto, Ensino Híbrido, Organização Curricular
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino Híbrido : Personalização e tecnologia na educação . Porto Alegre: Penso, 2015.
CUIABÁ MT, SME. Secretaria Municipal de Educaçã o. Escola Cuiabana: Cultura, Tempos de Vida, Direitos de Aprendizagem e Inclusão, Cuiabá/MT. 2020.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos : Novos desafios e como chegar lá . Campinas, SP: Papirus, 2007.
TARDIF, Maurice. O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana s. Vozes, Petrópolis, RJ, 2017;
CUIABÁ MT, SME. Secretaria Municipal de Educaçã o. Escola Cuiabana: Cultura, Tempos de Vida, Direitos de Aprendizagem e Inclusão, Cuiabá/MT. 2020.
MORAN, José Manuel. A educação que desejamos : Novos desafios e como chegar lá . Campinas, SP: Papirus, 2007.
TARDIF, Maurice. O Trabalho Docente: Elementos para uma teoria da docência como profissão de interações humana s. Vozes, Petrópolis, RJ, 2017;
Publicado
08/11/2021
Como Citar
GOMES, Suely Norberto; BRANDÃO, Mariluci Farias de Souza; SANTOS, Zileide Lucinda dos.
A Transição do Ensino Remoto para o Ensino Híbrido na Rede Municipal de Educação de Cuiabá. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 736-739.