As Experiências Vivenciadas enquanto Acadêmica do Curso de Pedagogia da UFMT

  • Fabiane Fischer Figueiredo
  • Sirlei Reculiano de Oliveira

Resumo


Este trabalho tem por objetivo descrever a importância das vivências nas Práticas Educativas, realizadas durante o decorrer dos quatro anos do Curso de Licenciatura em Pedagogia, para o futuro trabalho docente. As experiências foram vivenciadas nas disciplinas do Curso de Pedagogia, entre 2017 e 2021: "Práticas Educativas e Seminário Temático II", utilizando os aportes teóricos da Psicologia do desenvolvimento em contextos educacionais, as "Práticas Educativas e Seminário Temático III", que teve como temática principal a cultura lúdica nos espaços das creches e pré-escolas, as "Práticas Pedagógicas e Ensino Estágio I", que teve como aporte os conteúdos da disciplina de "Literatura Infantil" e as "Práticas Pedagógicas e Ensino Estágio II", utilizando os aportes teóricos da disciplina de "Ciências Naturais". Por meio delas, houve a pesquisa de aportes teóricos, que contribuíram para dar embasamento, favoreceu o entendimento das mesmas e da sua importância para a formação docente.

Palavras-chave: Experiências, Práticas Educativas, Formação docente, Curso de Pedagogia

Referências

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Brinquedos e brincadeiras de creches: manual de orientação pedagógica. Brasília: MEC/SEB, 2012.

COSSON, Rildo. Letramento literário: teoria e prática. 2.ed. 4.reimp. São Paulo: Contexto/ Edição do Kindle, 2014.

MOREIRA, José António; SCHLEMMER, Eliane. Por um novo conceito e paradigma de educação digital online. Revista UFG, Goiânia, v. 20, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.5216/revufg.v20.63438. Acesso em: 14 de ago. 2020.

WALLON, Henri. Psicologia e educação da infância. Lisboa: Editorial Estampa. 1975.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
FIGUEIREDO, Fabiane Fischer; OLIVEIRA, Sirlei Reculiano de. As Experiências Vivenciadas enquanto Acadêmica do Curso de Pedagogia da UFMT. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 740-744.