Relato de Experiência - Utilização do Google Formulários - possibilidades para a Educação Básica
Resumo
O presente trabalho trata-se de um relato de experiência da ação formativa realizada sobre a "Utilização do Google Formulários: possibilidades para a Educação Básica", que teve como objetivo explorar as funcionalidades da ferramenta no contexto escolar, de forma a contribuir com o desenvolvimento de competências básicas e avançadas de utilização da mesma, por professores de todos os componentes curriculares da Rede Estadual de Educação Básica, do município de Pontes e Lacerda-MT. Diante da necessidade da adequação das práticas pedagógicas dos professores para desenvolver o ensino remoto, foram abordadas, durante a ação formativa, situações cotidianas das aulas online, apresentados exemplos de possibilidades didáticas de utilização da ferramenta, privilegiando práticas colaborativas e a inserção das problemáticas que emergiram a partir das inovações tecnológicas e científicas. Foi possível observar um resultado positivo da ação formativa no momento de socialização das atividades desenvolvidas pelos próprios professores, que relataram que as ações contribuíram para aumentar o interesse e familiaridade quanto ao uso da ferramenta.
Referências
SAMPAIO, Ana Patricia Lima; ALCÂNTARA, Maria Ines Pereira de. Upgrade na interface do formulário online da google: ambiente colaborativo de aprendizagem. Revista Docência e Cibercultura, [S.l.], v. 2, n. 2, p. 51-67, jun. 2018. ISSN 2594-9004. Disponível em: [link]. Acesso em: 25 jun. 2021. doi: https://doi.org/10.12957/redoc.2018.32946.
SILVA, Ketia Kellen Araújo da e BEHAR, Patricia Alejandra. Competências digitais na educação: uma discussão acerca do conceito. Educação em Revista [online]. 2019, v. 35, e209940. ISSN 1982-6621. Disponível em: <https://doi.org/10.1590/0102-4698209940>. Acesso em: 21 jun. 2021.