Formação de Professores: a Invisibilidade das Diferenças e o Discurso de Normalidade na Resolução CNE/CP n. 2/2019
Resumo
Este trabalho objetiva problematizar a invisibilidade das diferenças presente no texto da Resolução CNE/CP n. 2/2019 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial no ensino superior, bem como discutir o discurso de normalidade legitimado por essa invisibilidade. A partir de uma pesquisa bibliográfica, abordamos qualitativamente essas temáticas. Para os objetivos propostos, nos amparamos em Silva (2000), Freire (1996),Skliar (1999) e Masschelein e Simon (2014). Com a análise comparativa das resoluções CNE/CP n. 2/2015 e 2019 realizada pelos colegiados dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Rondônia, assim como de outras instituições de ensino, evidenciou-se que essa nova resolução sobrepõe a formação de professores voltado aos conhecimentos científicos e humanísticos por meio do discurso das competências e habilidades de base tecnicista. Assim como, favorece a teoria do capital humano para formação de mão de obra para o mercado de trabalho e produz/reproduz a exclusão das minorias dos espaços que lhes são legítimos.
Referências
BRASIL. Conselho Nacional de Educação. Define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica e institui a Base Nacional Comum para a Formação Inicial de Professores da Educação Básica (BNC-Formação). Resolução CNE/CP 2/2019. Diário Oficial da União, Brasília, 15 de abril de 2020, Seção 1, pp. 46-49.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. – São Paulo: Paz e Terra, 1996.
GAUTHIER, C. et al. Por uma teoria da pedagogia: pesquisas contemporâneas sobre o saber docente. Ijuí: Ed. UNIJUÍ, 1998.
GIL, Antônio C. Métodos e técnicas da pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
MASSCHELEIN, Jan; SIMONS, Marteen. Em defesa da escola: uma questão pública. Belo Horizonte: Autêntica, 2014.
PERONI, Vera Maria Vidal; CAETANO, Maria Raquel. O público e o privado na educação Projetos em disputa. Revista Retratos da Escola, Brasília, v.9, n. 17, p. 337-352, jul./dez. 2015.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Toma Tadeu da (org.) Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. – Petrópolis, RJ: Vozes, 2000.
TARDIF, M.; LESSARD, C.; LAHAYE, L. Os professores face ao saber docente: esboço de uma problemática do saber docente. Teoria e Educação, n. 5, p. 215-233, 1991.