Formação de Professores: a Invisibilidade das Diferenças e o Discurso de Normalidade na Resolução CNE/CP n. 2/2019

  • Gabriel Tenório dos Santos IFRO

Resumo


Este trabalho objetiva problematizar a invisibilidade das diferenças presente no texto da Resolução CNE/CP n. 2/2019 que estabelece as Diretrizes Curriculares Nacionais para formação inicial no ensino superior, bem como discutir o discurso de normalidade legitimado por essa invisibilidade. A partir de uma pesquisa bibliográfica, abordamos qualitativamente essas temáticas. Para os objetivos propostos, nos amparamos em Silva (2000), Freire (1996),Skliar (1999) e Masschelein e Simon (2014). Com a análise comparativa das resoluções CNE/CP n. 2/2015 e 2019 realizada pelos colegiados dos cursos de licenciatura do Instituto Federal de Rondônia, assim como de outras instituições de ensino, evidenciou-se que essa nova resolução sobrepõe a formação de professores voltado aos conhecimentos científicos e humanísticos por meio do discurso das competências e habilidades de base tecnicista. Assim como, favorece a teoria do capital humano para formação de mão de obra para o mercado de trabalho e produz/reproduz a exclusão das minorias dos espaços que lhes são legítimos.

Palavras-chave: Formação de professores, Diferença, Invisibilidade

Referências

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Publicado
08/11/2021
SANTOS, Gabriel Tenório dos. Formação de Professores: a Invisibilidade das Diferenças e o Discurso de Normalidade na Resolução CNE/CP n. 2/2019. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 750-754.