Abordagem Interdisciplinar Via Ensino Remoto: Ação Antrópica no Cerrado Mato-Grossense com Estudantes dos Anos Finais

  • Bernadeth Luiza da Silva e Lima SME-MT
  • Silvia dos Santos Stering IFMT
  • Thamara Luiza da Silva e Lima SEDUC-MT
  • Cleire Oliveira Rodrigues SME-MT

Resumo


O presente trabalho relata a experiência realizada por uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental II de uma escola da rede estadual de ensino do estado de Mato Grosso. O trabalho foi realizado durante o I e II semestre de 2020, durante o método de ensino Remoto no período pandêmico contemplando uma proposta interdisciplinar, cujo tema é o cerrado. Dessa forma, o relato em tela evidencia toda a trajetória dos estudantes e professores envolvidos com a pesquisa. O estudo se baseou em uma abordagem com dados qualitativos e quantitativos de análise documental e revisão bibliográfica, voltados para a prática pedagógica do professor, a relação ensino e aprendizagem e para a forma de apropriação do ser humano com o bioma do cerrado, como suas principais características, área de abrangência, formação e ocupação antrópica, bem como o clima onde ocorre a existência do cerrado em Mato Grosso. Os resultados foram socializados através da produção textual, desenhos da biodiversidade do cerrado, além de apresentação de dados no blog das transformações causadas pela sociedade nesse bioma, em território mato-grossense.
Palavras-chave: Ensino remoto, Interdisciplinar, Cerrado

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC, 2017.

COLL, César. Os conteúdos na educação escolar. In: COLL, César (Org.). Os conteúdos na reforma: ensino e aprendizagem de conceitos, procedimentos e atitudes. Porto Alegre: Artmed, 1998.

FONSECA, João José Saraiva da. Metodologia da pesquisa científica. Fortaleza: UEC, 2002.

ROSS, Jurandyr Luciano Sanches. (Org.). Geografia do Brasil. São Paulo: Editora Universidade de São Paulo, 2005.

THUAULT. Alice. BERNASCONI, Paula. SILGUEIRO, Vinícius de Freitas. VALDONES, Ana Paula Gouveia. Análise do Desmatamento no Cerrado Mato-Grossense em 2017. Prodes Cerrado. Disponível em: [link]. Acesso em 19 set. 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SILVA E LIMA, Bernadeth Luiza da; STERING, Silvia dos Santos; SILVA E LIMA, Thamara Luiza da; RODRIGUES, Cleire Oliveira. Abordagem Interdisciplinar Via Ensino Remoto: Ação Antrópica no Cerrado Mato-Grossense com Estudantes dos Anos Finais. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 755-759.