Trajetória Acadêmica Universitária: da Graduação em Saúde Coletiva ao Doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso
Resumo
A incumbência de escrever sobre minha trajetória como acadêmico na Universidade Federal de Mato Grosso me exigiu a ação de rememorar e relembrar, cujos movimentos discursivos me levaram a refletir sobre mim mesmo e minha subjetividade, em um espaço potencialmente biográfico-narrativo. Este breve memorial, sem espaço para muitas situações vivenciadas é uma história de experiência (Clandinin; Connelly, 2011) que nutre-se de outras histórias, de outros tempos, mas que se convergem – as quais são carregadas de influências de múltiplos contextos que caracterizaram tal experiência significativa e que busquei salientar uma etapa concreta de minha vida (ainda não finalizada por completo) – e para tanto assinalo, no transcurso do breve relato escrito, algumas situações refletidas por mim, as mais significativas e, por serem significativas, tornam-se formativas.
Referências
DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.
POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.
SCHIMIDT, Maria Luisa Sandova; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicologia USP, São Paulo, 4(1/2), p. 285-298, 1993.
SCHUTZ, Alfred. Sobre a fenomenologia e relações sociais. Petrópolis – RJ: Vozes, 2012.
ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percurso de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.11 n.32, 2006.