Trajetória Acadêmica Universitária: da Graduação em Saúde Coletiva ao Doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso

  • Everton Rossi UFMT
  • Filomena Maria de Arruda Monteiro UFMT

Resumo


A incumbência de escrever sobre minha trajetória como acadêmico na Universidade Federal de Mato Grosso me exigiu a ação de rememorar e relembrar, cujos movimentos discursivos me levaram a refletir sobre mim mesmo e minha subjetividade, em um espaço potencialmente biográfico-narrativo. Este breve memorial, sem espaço para muitas situações vivenciadas é uma história de experiência (Clandinin; Connelly, 2011) que nutre-se de outras histórias, de outros tempos, mas que se convergem – as quais são carregadas de influências de múltiplos contextos que caracterizaram tal experiência significativa e que busquei salientar uma etapa concreta de minha vida (ainda não finalizada por completo) – e para tanto assinalo, no transcurso do breve relato escrito, algumas situações refletidas por mim, as mais significativas e, por serem significativas, tornam-se formativas.

Referências

CLANDININ D. Jean; CONNELLY, F. Michael. Pesquisa Narrativa: experiências e história em pesquisa qualitativa. Uberlândia: EDUFU, 2011.

DEWEY, John. Experiência e educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2010.

POLLAK, Michael. Memória e identidade social. Revista Estudos Históricos, Rio de Janeiro, v. 5, n. 10, p. 200-212, 1992.

SCHIMIDT, Maria Luisa Sandova; MAHFOUD, Miguel. Halbwachs: memória coletiva e experiência. Psicologia USP, São Paulo, 4(1/2), p. 285-298, 1993.

SCHUTZ, Alfred. Sobre a fenomenologia e relações sociais. Petrópolis – RJ: Vozes, 2012.

ZAGO, Nadir. Do acesso à permanência no ensino superior: percurso de estudantes universitários de camadas populares. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.11 n.32, 2006.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
ROSSI, Everton; MONTEIRO, Filomena Maria de Arruda. Trajetória Acadêmica Universitária: da Graduação em Saúde Coletiva ao Doutorado em Educação na Universidade Federal de Mato Grosso. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 760-766.