Formação Inicial Docente em Matemática a partir do Programa Residência Pedagógica em Meio a uma Pandemia: Relato de Experiência

  • Solange Carmem Ferreira Chaves Rilo UFMT
  • Ana Louize Barbosa da Silva UFMT
  • Jhordett Conceição Correia UFMT
  • Luzia Aparecida Palaro UFMT

Resumo


O presente trabalho tem como objetivo relatar a experiência desenvolvida no subprojeto Matemática UFMT/Cuiabá, do Programa Residência Pedagógica instituído pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. O PRP vem possibilitar aos acadêmicos de licenciatura um aprimoramento na qualificação profissional, devido o contato e a vivência junto ao ambiente escolar durante a segunda metade da graduação, agregando experiência antes mesmo de ser inserido no mercado de trabalho, favorecendo a relação entre professor, aluno e escola, bagagem fundamental para o aperfeiçoamento acadêmico. Em decorrência da Pandemia que tomou conta do mundo por conta o vírus da Covid-19, as atividades do Programa, que estavam planejadas para serem desenvolvidas presencialmente, por necessidade de isolamento social e por medida de segurança, seguindo recomendações da Organização Mundial de Saúde – OMS, precisaram ser substituídas por atividades remotas.

Palavras-chave: Programa Residência Pedagógica, Formação de professores, Licenciatura em Matemática

Referências

CAPES. Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Edital Nº 01/2020. 2020. Brasília: Ministério da Educação, 2020. Disponível em [link]. Acesso em 20/09/2021

CASA CIVIL. Outubro marca o início das atividades dos programas para formação de professores. 2020. Disponível em [link]. Acesso em 25/09/2021.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários a prática educativa. São Paulo: Paz e Terra,1996.

RONDINI, C. A.; PEDRO, K. M.; DUARTE, C. S. Pandemia do covid-19 e o ensino remoto emergencial: mudanças na práxis docente. In.: Interfaces Científicas - Educação, Aracaju, v. 10, n. 1, p. 41-57, set. 2020. Disponível em https://periodicos.set.edu.br/educacao/article/view/9085. Acesso em 15/09/2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
RILO, Solange Carmem Ferreira Chaves; SILVA, Ana Louize Barbosa da; CORREIA, Jhordett Conceição; PALARO, Luzia Aparecida. Formação Inicial Docente em Matemática a partir do Programa Residência Pedagógica em Meio a uma Pandemia: Relato de Experiência. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 772-776.