Desfios e Possibilidades do Novo Normal: Experiencias na Escola Municipal Ely Bahiense-Mesquita

  • Ilda Maria Baldanza Nazareth Duarte UNIG
  • Edith Maria Marques Magalhães UNIG

Resumo


O presente relato tem por objetivo socializar as vivencias da participação no Programa de Residência Pedagógica (PRP) dos estudantes bolsistas em Escola no Munícipio de Mesquita com vistas a preparação do discente de pedagogia em relação teoria e prática de aula, dentro do contexto diferenciado que estamos vivendo em função da Pandemia (COVID-19). No decorrer a participação se deu em forma de debates, discussões em reuniões, orientados/supervisionados por 02 (duas) docentes da Instituição de Ensino Superior (IES) e por 01 (uma) docente/preceptora da escola-campo algumas presenciais e outras de forma remota (Google Meet) para avaliar se as propostas didático-pedagógicas, estão sendo alcançadas objetivando uma mudança significativa na formação e atuação de professores/regentes para o ensino e aprendizagem contribuindo assertivamente para uma atuação eficiente enquanto docente, uma vez que o PRP tem como meta aperfeiçoar a formação dos discentes de cursos de licenciatura, por meio do desenvolvimento de projetos que fortaleçam o campo da prática e conduzam o licenciando/residente a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e pratica profissional considerando as dificuldades encontradas no processo de ensino aprendizagem dos alunos em face da conjuntura atual. Mas apesar dos empecilhos essas vivencias tem sido frutífera para a formação dos licenciandos
Palavras-chave: Alfabetização, Formação Docente, Programa de Residência Pedagógica

Referências

BRASIL, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior. Programa de Residência Pedagógica. Edital capes nº 01/2020. DF, 2020.

BRASIL, Ministério de Educação e Cultura. Plano Nacional da Alfabetização. DF: 2019.

PERRENOUD, P. As competências para ensinar no século XXI: a formação dos professores e o desafio da avaliação. Porto Alegre: Artmed, 2007.

FAVERO, M. de L. Sobre a formação do educador. A formação do educador; desafios e perspectivas. Serie Estudos. Rio de Janeiro: PUC/RJ,1981.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro: Paz e terra,1987.

NÓVOA, A. Formação de professores e profissão docente. Disponível em: http://repositorio.ul.pt/handle/10451/4758.

PIMENTA, S. G.; GHEDIN, E. (Orgs.). Professor reflexivo no Brasil: gênese e crítica de um conceito. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2005.

Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
DUARTE, Ilda Maria Baldanza Nazareth; MAGALHÃES, Edith Maria Marques. Desfios e Possibilidades do Novo Normal: Experiencias na Escola Municipal Ely Bahiense-Mesquita. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 777-781.