O Estágio Curricular Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos - Sistema Prisional em Tempos de Pandemia
Resumo
Neste momento de pandemia do COVID-19, o espaço pedagógico físico foi alterado para o virtual, destacando-se nesse novo cenário as tecnologias digitais da informação e da comunicação. As relações de aprendizagem passaram a se dar noutro tempo e formato em que as tecnologias digitais mediam o contato, as trocas de saberes, a dialetização e a construção de novos saberes. Diante dessa realidade, apresentamos nesse relato as experiências proporcionadas no Estágio Curricular Supervisionado V Ensino Fundamental (EJA em Espaço Escolares e Não Escolares), disciplina integrante da grade curricular do curso de pedagogia da Universidade do Estado do Mato Grosso - UNEMAT - Juara-MT. O estágio foi realizado na Educação de Jovens e Adultos-EJA no Sistema Prisional, no primeiro momento realizamos o curso de extensão " Práticas Pedagógicas na Educação de Jovens e Adultos do Sistema Prisional em Tempos de Pandemia", posteriormente a etapa de observação do material pedagógico (apostila) e a etapa de regência que consistiu na elaboração de apostilas de acordo com as habilidades e objeto de conhecimento.
Referências
LIMA, M. S. L.; PIMENTA, S. G. Estágio e docência: diferentes concepções. Poíesis Pedagógica, Catalão, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2006. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/poiesis/article/view/10542/7012. Acesso em: 10 out. 2021.
RESOLUÇÃO 028/2020 - CONEPE. Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 out. 2021.
RESOLUÇÃO 029/2020 - CONEPE. Universidade do Estado de Mato Grosso. Disponível em: [link]. Acesso em: 10 out. 2021.