Ressignificando Aprendizagem no Período Pandêmico: Ensino Remoto
Resumo
A temática estudo faz uma reflexão sobre o trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação do município de Cuiabá/MT no período pandêmico, o ano de 2020 será lembrado por toda humanidade em função do distanciamento e isolamento social causado pelo vírus letal do COVID 19, propiciou mudanças de posturas em todas as dimensões sociais, econômicas, políticas, éticas, dentre outras. Esse relato tem como objetivo mostrar a ressignificação da aprendizagem e do ensino no período pandêmico de forma remota na Rede Municipal de Ensino de Cuiabá/MT. A metodologia empregada está pautada na pesquisa bibliográfica e documental, via pesquisa participante. Os resultados obtidos foram positivos com posturas exitosas dos professores inovando suas práticas educativas enriquecendo seu fazer e aprender com uso das tecnologias digitais, gravação de aulas, reuniões virtuais, acesso a uma diversidade de recursos midiáticos tornado as aulas atrativas possibilitando a interdisciplinaridade, autonomia e o protagonismo dos estudantes.
Palavras-chave:
Ensino e Aprendizagem, Ensino Remoto, Interdisciplinaridade
Referências
BACICH, Lilian; NETO, Adolfo Tanzi; TREVISANI, Fernando de Mello. (Org.). Ensino Híbrido: Personalização e tecnologia na educação. Porto Alegre: Penso, 2015.
CUIABÁ-MT, Prefeitura/ SME. Secretaria Municipal de Educação. Programa @Portal da Escola CUIABANA, SME, 2020.
CUIABÁ/MT, Prefeitura/SME. Escola Cuiabana: Cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 1ª edição, Ed. Print gráfica, 2019.
FARIA, K. C., GIRAFFA, L. M. M. Ensinando Biologia com o Moodle: Pedagogia da Parceira na Prática. VIDYA, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 65-77, jan./jun., 2012.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. 170 p.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. SP. Bertrand Brasil, 2000.
CUIABÁ-MT, Prefeitura/ SME. Secretaria Municipal de Educação. Programa @Portal da Escola CUIABANA, SME, 2020.
CUIABÁ/MT, Prefeitura/SME. Escola Cuiabana: Cultura, tempos de vida, direitos de aprendizagem e inclusão. 1ª edição, Ed. Print gráfica, 2019.
FARIA, K. C., GIRAFFA, L. M. M. Ensinando Biologia com o Moodle: Pedagogia da Parceira na Prática. VIDYA, Santa Maria, v. 32, n. 1, p. 65-77, jan./jun., 2012.
FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.
MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. 21. ed. Campinas: Papirus, 2013. 170 p.
MORIN, Edgar. A religação dos saberes. O desafio do século XXI. SP. Bertrand Brasil, 2000.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
SANTOS, Zileide Lucinda dos; LIMA, Bernadeth Luiza da Silva e; GOMES, Suely Norberto; BRAGA, Marco Antônio Alves.
Ressignificando Aprendizagem no Período Pandêmico: Ensino Remoto . In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 800-804.