A Formação Docente no Contexto Digital: Desafios e Estratégias da Coordenação Pedagógica na Pandemia
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar os desafios e as estratégias utilizado pela coordenação pedagógica em uma escola da Rede Pública Municipal de Rondonópolis/ MT, na formação docente no contexto digital em meio à pandemia da Covid 19. A pesquisa se deu pela abordagem qualitativa por seu caráter dinâmico na relação entre sujeitos por serem vias passíveis de produção do conhecimento e formação humana. Compreendemos que a formação continuada centrada na escola é de fundamental importância, como suporte nas ações pedagógicas dos professores frente às várias situações específicas e complexas no cotidiano da escola, tendo claro o papel do coordenador pedagógico junto à gestão escolar, tornando se o articulador das práticas e do trabalho docente no dia a dia e organizador da formação continuada o que lhe requer a busca constante de novos saberes no contexto tecnológico e digital. Ressaltando a importância do estudo constante da coordenação nas diferentes temáticas abordadas durante a Hora de Trabalho Pedagógico Coletivo – HTPC na unidade escolar.
Palavras-chave:
Formação Docente, Coordenação, Tecnologias Digitais
Referências
DIRONDON-e, Diário Oficial Eletrônico de Rondonópolis, nº4.880. Publicado em 11 de fevereiro de 2021.
GHEDIN, Evandro. A articulação entre estágio-pesquisa na formação do professor pesquisador e seus fundamentos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Educadores: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
PONTES, Aldo. A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para formação e prática docentes. Disponível no site; A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para a formação e prática docente.
GHEDIN, Evandro. A articulação entre estágio-pesquisa na formação do professor pesquisador e seus fundamentos. In: BARBOSA, Raquel Lazzari Leite (Org.). Formação de Educadores: Artes e Técnicas – Ciências e Políticas. São Paulo: Editora UNESP, 2006.
PONTES, Aldo. A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para formação e prática docentes. Disponível no site; A educação das crianças na sociedade midiática: desafios para a formação e prática docente.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
VILARVA, Nívea Maria Lopes; PEREIRA, Maria Aparecida Carvalho; MATA, Renata da Penha Coelho; SILVA, Wélida Katiane de Souza Santos.
A Formação Docente no Contexto Digital: Desafios e Estratégias da Coordenação Pedagógica na Pandemia. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 805-808.