A Prática Pedagógica na EJA através do PIBID em Tempos de Pandemia

  • Maria Neuza Machado Cabral UNEMAT
  • Rosalva Pereira de Alencar
  • Rosiléa Venturim Garcia UNEMAT
  • Wilza do Carmo Pereira Soares UNEMAT

Resumo


Este relato de experiência apresenta as manifestações das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Curso de Pedagogia da UNEMAT/ Campus 'Jane Vanini', sobre a prática pedagógica desenvolvida em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, no contexto de pandemia. Enfoca, sobretudo, as mudanças e adaptações que exigiram das participantes reflexões coletivas e reformulações necessárias para atender a atual realidade. As ações, nesse fazer pedagógico, tiveram como suporte o uso das plataformas digitais para nos comunicarmos, planejarmos, elaboramos material impresso, vídeos, produção de material concreto, áudios que auxiliaram a Professora e os estudantes da EJA, no processo de Ensino e Aprendizagem. Tal situação ocasionou insegurança ao lidar com a prática pedagógica de maneira virtual, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para nosso crescimento pessoal e profissional e, oportunizou a articulação entre teoria e prática.

Palavras-chave: PIBID, Educação de Jovens e Adultos, Prática Pedagógica, Pandemia

Referências

BRASIL, Decreto 6.755 de 24 de janeiro de 2009. Disponível em https://presrepublica.jusbrasil.com.br/legislacao/92458/decreto-6755-09. Acesso em 17 de setembro de 2021.

DARSIE, M. M. P. 1999. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Cuiabá, Uniciências, v 3:9-21.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.

PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-PPP. Escola Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professor Milton Marques Curvo, 2020.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
CABRAL, Maria Neuza Machado; ALENCAR, Rosalva Pereira de; GARCIA, Rosiléa Venturim; SOARES, Wilza do Carmo Pereira. A Prática Pedagógica na EJA através do PIBID em Tempos de Pandemia. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 809-813.