A Prática Pedagógica na EJA através do PIBID em Tempos de Pandemia
Resumo
Este relato de experiência apresenta as manifestações das bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID), Curso de Pedagogia da UNEMAT/ Campus 'Jane Vanini', sobre a prática pedagógica desenvolvida em uma turma de Educação de Jovens e Adultos, no contexto de pandemia. Enfoca, sobretudo, as mudanças e adaptações que exigiram das participantes reflexões coletivas e reformulações necessárias para atender a atual realidade. As ações, nesse fazer pedagógico, tiveram como suporte o uso das plataformas digitais para nos comunicarmos, planejarmos, elaboramos material impresso, vídeos, produção de material concreto, áudios que auxiliaram a Professora e os estudantes da EJA, no processo de Ensino e Aprendizagem. Tal situação ocasionou insegurança ao lidar com a prática pedagógica de maneira virtual, mas, ao mesmo tempo, contribuiu para nosso crescimento pessoal e profissional e, oportunizou a articulação entre teoria e prática.
Referências
DARSIE, M. M. P. 1999. Perspectivas Epistemológicas e suas Implicações no Processo de Ensino e de Aprendizagem. Cuiabá, Uniciências, v 3:9-21.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 17ª ed. Rio de Janeiro, Paz e Terra, 1987.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO-PPP. Escola Estadual de Educação de Jovens e Adultos Professor Milton Marques Curvo, 2020.