A Formação Inicial do Pedagogo e o PIBID em Diálogo

  • Alexandra de Ávila Jardim
  • Karina Cruz da Silva
  • Ivanilda Assunção da Silva
  • Rosalva Pereira de Alencar

Resumo


Este trabalho apresenta um relato de experiência a partir das reflexões sobre o processo de articulação da formação inicial e as atividades desenvolvidas no contexto do Pibid de Pedagogia, como bolsistas de Iniciação à Docência. O Subprojeto do qual fazemos parte, é desenvolvido na EEDIEB" PROF. Milton Marques Curvo, com os alunos do 1° segmento, dos anos iniciais do ensino fundamental na modalidade de Educação de Jovens e Adultos-EJA. Nesse fazer pedagógico, trabalhamos com alunos alfabetizados e com alguns que estão no processo de alfabetização. Enquanto bolsistas, em processo de formação, assumimos o compromisso com a docência pautada no respeito às diversidades e às diferenças. No Pibid, a formação se manifesta por meio de encontros para estudos, reflexões, planejamento e elaboração, correção e feedback relativos ao material didático-pedagógico trabalhado. Já em relação à formação inicial no Curso de Pedagogia tem se revelado importante participar qualitativamente durante todo o percurso, de seminários, eventos científico-culturais, projetos de iniciação cientifica e atividades práticas que irão proporcionar vivências e experiências a todas nós como parte constitutiva do processo de tornarmos professoras.

Palavras-chave: formação, Professores pedagogos, Pibid, EJA

Referências

BRASIL. Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão – CONEP n° 060/2015.

BRASIL. Lei de diretrizes e bases da educação nacional nº. 9394/96. MEC. Brasília.1996.

CAPES - PIBID. Publicado em 27 de agosto de 2020. Disponível em: [link]. Acesso em: 17 de Set de 2021.

Conselho nacional de educação conselho pleno resolução. Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Graduação em Pedagogia, licenciatura. Resolução cne/cp nº 1, de 15 de maio de 2006.

FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. 32ª ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.

LUZ, Gisele. VÊRONICA, Gesser. O currículo da formação inicial dos professores: compromisso com a formação de um professor-pesquisador. Itajaí: contrapontos. Volume 6, n.3, p.413-422, set/dez de 2006.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
JARDIM, Alexandra de Ávila; SILVA, Karina Cruz da; SILVA, Ivanilda Assunção da; ALENCAR, Rosalva Pereira de. A Formação Inicial do Pedagogo e o PIBID em Diálogo. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 819-823.