Prática Educativa do Ensino Remoto: Alfabetização Cartográfica

  • Cleire Oliveira Rodrigues SME-MT
  • Bernadeth Luiza da Silva e Lima SME-MT
  • Silvia dos Santos Stering IFMT
  • Eliane Menacho SME-MT

Resumo


Este estudo retrata a experiência realizada com a formação dos professores da Rede Municipal de Educação de Ensino do município de Cuiabá, contemplando o primeiro e o segundo semestre, no ano de 2020, durante o método de ensino Remoto no período pandêmico. Com abordagem qualitativa, bibliográfica e de análise documental sobre a formação dos professores e sua prática pedagógica de forma que haja interação e complementaridade entre os diversos objetos de estudo de diferentes disciplinas, sobre a importância do ensino da alfabetização cartográfica. Os conceitos utilizados de noções de espaço e tempo discutem o processo de alfabetização em Geografia, a partir da leitura de mundo do aluno. Aborda o papel da Geografia na relação de ensino e aprendizagem nos anos iniciais e da Educação Infantil como necessidade de se iniciar a leitura da construção espacial, haja vista que os conteúdos da disciplina presentes nos currículos escolares de forma tradicional ignoram a alfabetização da criança em espaço geográfico. Os resultados demonstraram a relevância da formação de professores na rede municipal de ensino, diante de um fenômeno social onde foi necessário lançar mão de meios imateriais de comunicação.
Palavras-chave: Alfabetização cartográfica, Ensino, Aprendizagem

Referências

BRASIL. Ministério da Educação e Cultura. Base Nacional Comum Curricular: Brasília: MEC, 2017.

CASTROGIOVANNI, Antonio Carlos. Ensino de Geografia: Práticas e textualizações no cotidiano. (Org.). Porto Alegre: Mediação, 2000. 173p.

KAMII, Constance. A criança e o número. Campinas: Editora Papirus, 1985.

OLIVEIRA, Lívia de. Estudo metodológico e cognitivo do mapa. São Paulo: Instituto de Geografia, USP, 1978.

PASSINI, Elza Yasuko. Alfabetização cartográfica e o livro didático: uma análise crítica. Belo Horizonte: Editora Lê. 1994.

PIAGET, JEAN In Bock, Ana Mercês Bahia. Psicologias: Uma introdução ao estudo de psicologia. Ed. Saraiva. 2001.

PIAGET, J.; INNHELDER, B. La reresentation de L´espace Lénfant. Paris: PUF, 1981.
Publicado
08/11/2021
RODRIGUES, Cleire Oliveira; LIMA, Bernadeth Luiza da Silva e; STERING, Silvia dos Santos; MENACHO, Eliane. Prática Educativa do Ensino Remoto: Alfabetização Cartográfica . In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 824-828.