Projeto Arquipélago de Memórias na EMEB Antonio Ferreira Valentim - Cuiabá – MT
Resumo
O presente artigo refere-se a forma que a Escola Municipal de Educação Básica “Antonio Ferreira Valentim” abordou e desenvolveu o projeto Arquipélago de Memórias: pandemia e vida cotidiana de professores/profissionais da educação, estudantes, pais/mães de alunos (famílias),no período de maio a agosto/2021. A delimitação temporal justifica-se peloperíodo em que tivemos conhecimento sobre o projeto e verificamos a total relevância em tratarmos esse assunto que engloba o cuidado com as emoções/sentimentos e a criação de um material de pesquisa para a posteridade. Desenvolver esse projeto oportunizou trabalhar as nossas emoções, sensações sobre esse período sem precedentes, produzir fontes de pesquisa para a posteridade, e, particularmente no ambiente de nossa escola refletir posteriormente sobre esses efeitos quando abrirmos as nossas cápsulas do tempo. A metodologia utilizada foi o Relato de Experiência, expressando os acontecimentos vividos pelas famílias, crianças e profissionais da Unidade Educacional. Percebe-se que os principais resultados alcançados até mesmo antes da abertura da nossa cápsula do tempo, foram a reflexão sobre nossas reações frente a pandemia e o replanejar pedagógico a fim de aproximar mais o conhecimento e a criança.
Referências
Arquipélago de Memórias: relatos da pandemia na vida cotidiana - Concessa (Cida Mendes). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=mjfx-3Alwt4
Participe do projeto Arquipélago de Memórias: relatos da pandemia na vida cotidiana. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=oq2NHNQSRAo
Ainda falta muito? O coronavírus e a infância: o que as crianças compreendem daquilo que ninguém entendeu ainda. Disponível em: [link].
CHAVES, Adriana. Família encontra poemas inéditos de Cora Coralina, Folha de S. Paulo, São Paulo, 04 de julho de 2001. Ilustrada. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/fsp/ilustrad/fq0407200107.htm