Aprendizagem (Des)Conectada: a Discrepância entre a Proposta de Ensino Remoto da SEDUC/MT e a Realidade de uma Escola Publica em Poconé-MT
Resumo
O presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar a incoerência da proposta de ensino remoto da SEDUC-MT e a realidade de uma escola pública estadual periférica no município de Poconé. Metodologicamente, o relato pautou-se em análises documentais e observações da prática docente durante o ensino remoto em tempos pandêmicos do segundo semestre de 2020. Observou-se uma dissonância entre a proposta de Ensino Remoto Emergencial proposta pela SEDUC-MT e a realidade da escola vivenciada. Ao longo da experiência, pôde-se concluir que o Ensino Remoto Emergencial, proposto pela SEDUC-MT acaba por excluir e negar o acesso à educação às classes menos favorecidas.
Referências
MATO GROSSO. Decreto n. 425, de 25 de março de 2020. Consolida as medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação do Coronavírus (COVID-19) e dá outras providências. Disponível em [link]. Acesso 22 ago 2021. Acesso 20 ago. 2021.
SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. 1.ed. Coimbra: Almedina, 2020. 32 p.
GALVÃO, Ana Carolina; SAVIANI. Dermeval. Educação na pandemia: a falácia do “ensino†remoto. Universidade e Sociedade. a. XXXI, n. 67, p. 36 - 49, jan. 2021. Acesso em: 6 jul. 2021.
VALENTE, Geilsa S. C. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto da pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020, p. 1-13. Disponível em https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153/7109 . Acesso 19 ago 2021.