Aprendizagem (Des)Conectada: a Discrepância entre a Proposta de Ensino Remoto da SEDUC/MT e a Realidade de uma Escola Publica em Poconé-MT

  • Bruno Gonçalves dos Santos SEDUC-MT
  • Karla Rodrigues Mota SEDUC-MT
  • Lilian dos Santos Andrade SEDUC-MT

Resumo


O presente relato de experiência tem como objetivo evidenciar a incoerência da proposta de ensino remoto da SEDUC-MT e a realidade de uma escola pública estadual periférica no município de Poconé. Metodologicamente, o relato pautou-se em análises documentais e observações da prática docente durante o ensino remoto em tempos pandêmicos do segundo semestre de 2020. Observou-se uma dissonância entre a proposta de Ensino Remoto Emergencial proposta pela SEDUC-MT e a realidade da escola vivenciada. Ao longo da experiência, pôde-se concluir que o Ensino Remoto Emergencial, proposto pela SEDUC-MT acaba por excluir e negar o acesso à educação às classes menos favorecidas.

Palavras-chave: Pandemia, Ensino Remoto, Escola Pública, Covid-19

Referências

FRANCO, A. F. et al. Ponderações sobre o ensino escolar em tempos de quarentena: carta às professoras e professores brasileiros. 2020. Disponível em: http://cev.org.br/arquivo/%20biblioteca/4050229.pdf. Acesso em: 12 jul. 2021

MATO GROSSO. Decreto n. 425, de 25 de março de 2020. Consolida as medidas temporárias restritivas às atividades privadas para prevenção dos riscos de disseminação do Coronavírus (COVID-19) e dá outras providências. Disponível em [link]. Acesso 22 ago 2021. Acesso 20 ago. 2021.

SANTOS, Boaventura de Sousa. A cruel pedagogia do vírus. 1.ed. Coimbra: Almedina, 2020. 32 p.

GALVÃO, Ana Carolina; SAVIANI. Dermeval. Educação na pandemia: a falácia do “ensino†remoto. Universidade e Sociedade. a. XXXI, n. 67, p. 36 - 49, jan. 2021. Acesso em: 6 jul. 2021.

VALENTE, Geilsa S. C. et al. O ensino remoto frente às exigências do contexto da pandemia: reflexões sobre a prática docente. Research, Society and Development, v. 9, n. 9, 2020, p. 1-13. Disponível em https://www.rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/8153/7109 . Acesso 19 ago 2021.
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
SANTOS, Bruno Gonçalves dos; MOTA, Karla Rodrigues; ANDRADE, Lilian dos Santos. Aprendizagem (Des)Conectada: a Discrepância entre a Proposta de Ensino Remoto da SEDUC/MT e a Realidade de uma Escola Publica em Poconé-MT. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 836-840.