Ensino Remoto: um Relato de Experiência do Ensino da Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental II
Resumo
Sabe-se que o ensino remoto já era uma prática em muitos países desenvolvidos, mas no Brasil, veio em substituição ao ensino presencial, que, em virtude da pandemia que assolou o mundo. Com o período de isolamento social, houve uma movimentação para que o aprendizado continuasse acontecendo, pois uma das alternativas emergenciais para amenizar as perdas na escolarização da população juvenil. Os desafios enfrentados foram muitos, gestão, escolas, professores juntaram esforços manter o desenvolvimento do educando, onde as aulas online forram orientadas/mediadas pela SEDUC/MT e Instituições de Ensino. A covid19, veio para balançar as estruturas do sistema de ensino. O fator socioeconômico foi e continua sendo um dos principais problemas enfrentados na maioria das escolas públicas, pois, a maioria das famílias nesse processo perderam seus empregos agravando ainda mais a situação da população brasileira. O presente trabalho faz um relato de experiência de uma docente, tendo como objetivo, uma reflexão sobre as perdas que os discentes tiveram nesse novo formato de ensino, considerando o acesso digital das minorias. Tem-se como resultado, crianças com defasagem na aprendizagem e professores com acúmulo de trabalho.
Palavras-chave:
Isolamento social, Alfabetização, limites estruturantes, Pandemia COVID-19, Equidade
Referências
ALVES, L. (2020). Educação Remota: entre a Ilusão e a Realidade. Educação, 8(3), 348–365. https://doi.org/10.17564/2316-3828.2020v8n3p348-365
BRASIL, Conselho Nacional de Educação. Parecer CNE/CP Nº:5/2020. Reorganização do Calendário Escolar e da possibilidade de cômputo de atividades não presenciais para fins de cumprimento da carga horária mínima anual, em razão da Pandemia da COVID-19. Brasília: DO. Acesso em: 17 jun de 2021.
DECRETO nº 19 DE MARÇO DE 2020, Várzea Grande/MT.
HONORATO, T. e NERY, A.C.B. 2020. História da Educação e Covid-19: Acta Scientiarum. Education. v. 42, n.1, ago. 2020, e54998.
MORAN, J. M. Mudar a forma de ensinar e de aprender com tecnologias. Revista Interações, vol. V, n. 9, jan-jun, 2000, p. 57-72, Universidade São Marcos. Acesso 17 de jun. 2021.
SPINARDI, J. D.; BOTH, I. J. Blended learning: o ensino híbrido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim Técnico do Senac, [S.L.], v. 44, n. 1, p. 1-12, 27 mar. 2018. Boletim Técnico do Senac/Senac Journal of Education and Work. http://dx.doi.org/10.26849/bts.v44i1.648.
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DECRETO nº 19 DE MARÇO DE 2020, Várzea Grande/MT.
HONORATO, T. e NERY, A.C.B. 2020. História da Educação e Covid-19: Acta Scientiarum. Education. v. 42, n.1, ago. 2020, e54998.
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SPINARDI, J. D.; BOTH, I. J. Blended learning: o ensino híbrido e a avaliação da aprendizagem no ensino superior. Boletim Técnico do Senac, [S.L.], v. 44, n. 1, p. 1-12, 27 mar. 2018. Boletim Técnico do Senac/Senac Journal of Education and Work. http://dx.doi.org/10.26849/bts.v44i1.648.
Publicado
08/11/2021
Como Citar
MARTINS, Ana Mary Bilio; BILIO, Maria Geni Pereira.
Ensino Remoto: um Relato de Experiência do Ensino da Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá.
Anais [...].
Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação,
2021
.
p. 846-850.