Ensino Remoto: um Relato de Experiência do Ensino da Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental II

  • Ana Mary Bilio Martins SEDUC-MT
  • Maria Geni Pereira Bilio UFMT

Resumo


Sabe-se que o ensino remoto já era uma prática em muitos países desenvolvidos, mas no Brasil, veio em substituição ao ensino presencial, que, em virtude da pandemia que assolou o mundo. Com o período de isolamento social, houve uma movimentação para que o aprendizado continuasse acontecendo, pois uma das alternativas emergenciais para amenizar as perdas na escolarização da população juvenil. Os desafios enfrentados foram muitos, gestão, escolas, professores juntaram esforços manter o desenvolvimento do educando, onde as aulas online forram orientadas/mediadas pela SEDUC/MT e Instituições de Ensino. A covid19, veio para balançar as estruturas do sistema de ensino. O fator socioeconômico foi e continua sendo um dos principais problemas enfrentados na maioria das escolas públicas, pois, a maioria das famílias nesse processo perderam seus empregos agravando ainda mais a situação da população brasileira. O presente trabalho faz um relato de experiência de uma docente, tendo como objetivo, uma reflexão sobre as perdas que os discentes tiveram nesse novo formato de ensino, considerando o acesso digital das minorias. Tem-se como resultado, crianças com defasagem na aprendizagem e professores com acúmulo de trabalho.
Palavras-chave: Isolamento social, Alfabetização, limites estruturantes, Pandemia COVID-19, Equidade

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Publicado
08/11/2021
MARTINS, Ana Mary Bilio; BILIO, Maria Geni Pereira. Ensino Remoto: um Relato de Experiência do Ensino da Geografia nos Anos Finais do Ensino Fundamental II. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 846-850.