Problematizações e um Relato de Experiência: Fake News, Conhecimento Cientifico e Paulo Freire
Resumo
Freire aborda que a educação libertadora e emancipatória precisa partir de uma postura do educador, em que se assume na incompletude do ser e construa uma ação dialógica com o educando, aliando uma intervenção dialética da teoria com a práxis/prática. Assumo essa postura como educadora em minhas aulas de química, e busco relatar aqui uma experiência com inspirações freireanas. Apresento este relato com a intencionalidade de discutir e problematizar os desafios de abordar os conteúdos de química e de construção do conhecimento científico frente as Fake News da pandemia do coronavírus. Uso este espaço de comunicação no GT de Movimentos Sociais e Educação, para problematizar e conversar sobre uma postura de educação popular no ensino de química.
Referências
OMS, Organização Mundial de Saúde. Pandemia global do Covid-19. Disponível em <https://www.who.int/es> Acesso em 05 de abril de 2020.
OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde. Pandemia global do Covid-19. Disponível em [link] Acesso em 05 de abril de 2020.
PINO, J. C. D.; FRISON, M. D. Química: um conhecimento científico para a formação do cidadão. Revista de Educação, Ciência e Matemática, v. 1, n. 1, 2011.