Problematizações e um Relato de Experiência: Fake News, Conhecimento Cientifico e Paulo Freire

  • Bruna Cristina Prolo Massola UFMT

Resumo


Freire aborda que a educação libertadora e emancipatória precisa partir de uma postura do educador, em que se assume na incompletude do ser e construa uma ação dialógica com o educando, aliando uma intervenção dialética da teoria com a práxis/prática. Assumo essa postura como educadora em minhas aulas de química, e busco relatar aqui uma experiência com inspirações freireanas. Apresento este relato com a intencionalidade de discutir e problematizar os desafios de abordar os conteúdos de química e de construção do conhecimento científico frente as Fake News da pandemia do coronavírus. Uso este espaço de comunicação no GT de Movimentos Sociais e Educação, para problematizar e conversar sobre uma postura de educação popular no ensino de química.

Palavras-chave: Educação Química, Educação Popular, COVID-19

Referências

FREIRE, P. Educação como prática da liberdade. Paz e Terra, 1979.

OMS, Organização Mundial de Saúde. Pandemia global do Covid-19. Disponível em <https://www.who.int/es> Acesso em 05 de abril de 2020.

OPAS, Organização Pan-Americana de Saúde. Pandemia global do Covid-19. Disponível em [link] Acesso em 05 de abril de 2020.

PINO, J. C. D.; FRISON, M. D. Química: um conhecimento científico para a formação do cidadão. Revista de Educação, Ciência e Matemática, v. 1, n. 1, 2011.
Publicado
08/11/2021
MASSOLA, Bruna Cristina Prolo. Problematizações e um Relato de Experiência: Fake News, Conhecimento Cientifico e Paulo Freire. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 861-864.