O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação e os Caminhos de uma Metodologia Utilizada em Suas Pesquisas Junto às Lutas Populares Emancipatórias

  • Luiz Augusto Passos UFMT
  • Maria Aparecida Rezende Rezemelo UFMT
  • Bruna Cristina Prolo Massola UFMT
  • Flávia Gilene Ribeiro UFMT
  • Loedilza Milicia da Silva UFMT
  • Maria Aparecida Hungria de Almeida Oliveira UFMT

Resumo


O Grupo de Pesquisa em Movimentos Sociais e Educação (GPMSE) busca construir diálogos em estudos e pesquisas na interlocução de Paulo Freire e Maurice Merleau-Ponty, para uma constituição de formação humana libertadora e emancipatória e de respeito e valorização a vida, seja de seres humanos e/ou inumanos, com a intencionalidade neste GT, de dialogar e conversar sobre o que constitui e tem constituído nos caminhos metodológicos em estudos e pesquisas convergente e inspiradora sob a ótica Freireana, para apresentar interlocuções de singularidades, historias de vida de educadores e pesquisadores Freireanos e das lutas da Educação Popular, e dos movimentos sociais e educação.

Palavras-chave: Grupo de Pesquisa, Metodologia, Merleau-Ponty, Paulo Freire

Referências

BOFF, L. Sustentabilidade: o que é – o que não é. Editora Vozes, Rio de Janeiro, 1ª edição. 2012.

FREIRE, P. Pedagogia do oprimido. São Paulo: Paz e Terra. 71º edição. 2017.

GEERTZ, C. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: Editora Guanabara, 1989.

MERLEAU-PONTY. Maurice. Fenomenologia da percepção. São Paulo: Martins Fontes, 2006
Publicado
08/11/2021
Como Citar

Selecione um Formato
PASSOS, Luiz Augusto; REZEMELO, Maria Aparecida Rezende; MASSOLA, Bruna Cristina Prolo; RIBEIRO, Flávia Gilene; SILVA, Loedilza Milicia da; OLIVEIRA, Maria Aparecida Hungria de Almeida. O Grupo de Pesquisa Movimentos Sociais e Educação e os Caminhos de uma Metodologia Utilizada em Suas Pesquisas Junto às Lutas Populares Emancipatórias. In: RELATOS DE EXPERIÊNCIA - SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO, 29. , 2021, Cuiabá. Anais [...]. Porto Alegre: Sociedade Brasileira de Computação, 2021 . p. 865-868.